Dois ex-funcionários do Grupo Toyota presos por fraude
Na terça-feira (12), a Polícia da Província de Aichi informou sobre a prisão de 2 japoneses que foram funcionários da Toyota Coniq Pro, suspeitos de superfaturamento contra a própria empregadora para embolsar a diferença.
A Toyota Coniq Pro é uma subsidiária de publicidade do Grupo Toyota, com sede em Tóquio, mas os dois trabalhavam na filial de Nagoia (Aichi).
Na ocasião em que 荒川拓男, 47, de Kasugai (Aichi), e 中村優太, 38, de Kuwana (Mie), trabalhavam na empresa, teriam agido em conluio para pedir um superfaturamento de uma contratada para as entrevistas de recrutamento, entre setembro e outubro de 2018.
O total das faturas foi de aproximadamente 180,4 milhões de ienes e desse valor teriam embolsado 11,5 milhões de ienes.
Embora a Polícia da Província de Aichi não tenha revelado se os dois assumiram a fraude, acredita-se que a empresa contratada foi cúmplice no esquema para evitar a perda do trabalho relacionado com o Grupo Toyota.
Segundo informações da Toyota Coniq Pro, os superfaturamentos a pedido dos dois suspeitos foram feitos desde 2012, resultando em um prejuízo de aproximadamente 100 milhões de ienes.
A empresa do Grupo Toyota denunciou esses casos em fevereiro deste ano, citando os dois e outros funcionários envolvidos nos esquemas de fraudes dos superfaturamentos das firmas contratadas.
FONTE: PORTAL MIE