EntretenimentoVariedades

Cirurgião bariátrico da Santa Casa de Marília é um dos editores do Manual ABLS lançado em congresso no RJ

O Manual ABLS (Advanced Bariatric Life Support – Curso de Emergências Bariátricas), uma obra pioneira no mundo, foi oficialmente lançado no final do ano passado durante o XXIII Congresso da SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), no RioCentro, cidade do Rio de Janeiro. 

“A ideia nasceu há uns 5 anos, quando ficou clara a necessidade de melhor capacitar os médicos plantonistas no atendimento aos nossos pacientes bariátricos. Desde então, o projeto vem sendo elaborado e amadurecido, principalmente em cursos dentro dos congressos da SBCBM”, enfatizou médico cirurgião bariátrico da Santa Casa de Marília, Eduardo Bastos.

Eduardo Bastos com o Manual ABLS

O Manual ABLS reúne as principais informações destinadas ao atendimento dos pacientes bariátricos na urgência/emergência. Na forma impressa, tem 268 páginas, e contou com a colaboração de 46 autores das mais diversas regiões do país. 

Eduardo Bastos é um dos editores dessa obra, juntamente com outros três renomados cirurgiões bariátricos (Fábio Almeida, João Caetano Dallegrave Marchesini e Fábio Viegas). Além disso, o médico da Santa Casa de Marília também é autor de dois capítulos.

Com a publicação do Manual ABLS e a formatação dos cursos de capacitação, a SBCBM pretende agora disseminar essas informações a todos os médicos plantonistas que atendem pacientes pós-bariátrica em serviços de urgência e emergência. “Uma vez consolidada a publicação, nossa intenção agora é levar estas informações a todos os serviços de urgência e emergência que queiram recebê-los. Afinal de contas, este não é um manual feito para cirurgiões bariátricos, mas sim por cirurgiões bariátricos para os médicos clínicos e cirurgiões em geral que não são da especialidade”, explicou o cirurgião bariátrico da Santa Casa de Marília.

Eduardo Bastos lembrou que o principal objetivo do Manual ABLS é o de orientar condutas específicas em Prontos-Socorros e Pronto-Atendimentos envolvendo pacientes que passaram por cirurgias bariátricas. “Desta forma, esperamos contribuir para que o médico plantonista melhore os seus conhecimentos a respeito das urgências e emergências bariátricas, o que certamente irá trazer mais segurança ao atendimento e benefício imediato a quem mais interessa, que são os nossos pacientes bariátricos”. 

O Manual ABLS foi publicado na forma impressa, mas também pode ser baixado com download gratuito, na íntegra, no site da SBCBM (www.sbcbm.org.br).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *