A TRADICIONAL PROVA PEDESTRE DERMÂNIO DA SILVA LIMA, ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS
Uma ótima notícia para os amantes da corrida de rua, a 34ª edição da prova pedestre Dermânio da Silva Lima está com as inscrições abertas.
Tida como uma das mais tradicionais corridas de rua de Marília, a prova é uma homenagem a um dos primeiros ícones do esporte mariliense. Além de grande atleta, Dermânio da Silva Lima, era piloto de avião comercial. Faleceu em um acidente aéreo no Campo de Marte, em São Paulo, no dia 19 de abril de 1959. No esporte, corria provas de meio fundo e de fundo, sendo sua maior especialidade a prova dos 3 mil metros, que ficou em 3º lugar no ranking brasileiro, com o tempo de nove minutos e seis segundos, em 1946. Dermânio também venceu a corrida da São Silvestre na categoria Interior.
Em 1960, um ano após sua morte, foi realizada a primeira edição da Prova Pedestre Dermânio da Silva Lima na cidade de Marília. Em 1962, um monumento com seu busto foi inaugurado na Avenida Vicente Ferreira, próximo ao estádio municipal Bento de Abreu Sampaio Vidal, o Abreuzão. Em 1997 foi realizada a 30ª desta prova de forma presencial, por motivos desconhecidos a realização do evento foi interrompida.
A prova foi resgata em 2020 de forma virtual. Em 2023, na 33ª edição do evento, depois de 25 anos, a prova voltou a ser realizada de forma presencial, resgatando a memória desse importante atleta da história de Marília.
Devido a sua importância histórica para a cidade de Marília, através de um projeto de Lei do vereador Élio Ajeka, a prova Dermânio da Silva Lima passou a integrar, desde 2023, o calendário de datas comemorativas oficial de Marília.
A prova acontecerá no dia 14 de abril e terá um percurso de 7,2 km. Sua largada será em frente ao busto, seguindo pela avenida das Esmeraldas. Haverá premiação em dinheiro para os 5 primeiros colocados gerais do masculino e do feminino.
As inscrições são feitas pelo site cronocorridas.com.br no valor de R$80,00, o que dá direito ao kit com a camiseta do evento, chip eletrônico, número de peito e medalha de participação.