EntretenimentoVariedades

Fotógrafo e inventor da fotografia em 360 graus, Sebastião Carvalho Leme ganha longa-metragem com pré-estreia gratuita no próximo dia 24 de março em Marília

O filme dirigido pelo cineasta mariliense Rodrigo Grota será exibido em sessão no Cine Esmeralda, no domingo, às 19h

O fotógrafo Sebastião Carvalho Leme (1918-2007) ganhou um longa-metragem dirigido pelo cineasta mariliense Rodrigo Grota, ‘Sebastião Leme, o Fotógrafo Inventor’ com estreia prevista para o dia 24 de março, um domingo, às 19h, com entrada gratuita no Cine Esmeralda, zona Leste de Marília.

Mais de 70 profissionais de diferentes áreas, desde pesquisadoras, arquivistas, profissionais do audiovisual e demais profissionais da economia criativa se juntaram para construir esse filme durante três anos. O filme foi produzido pela produtora Nosso Quintal, coprodução Kinopous e a realização é do ProAC (Programa de Incentivo à Cultura) da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

Com mais de 20 entrevistas de familiares, amigos, pesquisadores e especialistas, a obra apresenta a complexidade da vida e carreira de Sebastião Leme, fotógrafo, poeta, inventor, documentarista e escritor durante mais de cinco décadas de sua vasta produção. Acervos de diferentes instituições, como o do Clube de Cinema de Marília e da Comissão Organizadora dos Registros Históricos da Câmara Municipal e da Cidade de Marília, foram disponibilizados para que o núcleo de pesquisa trabalhasse, coordenado pela documentarista Wilza Matos. 

No cinema, Leme foi interpretado por Fernando Alves Pinto, 54 anos, o ator trabalhou em grandes produções do cinema brasileiro, como Terra Estrangeira (1995), 2 Coelhos (2012) e Nosso Lar (2010). “O que me seduziu no universo do seu Sebastião Leme foi uma espécie de mescla singular entre rigor e espontaneidade, sociabilidade e isolamento, ciência e arte. Ele cultivou seu mundo interno de uma forma muito disciplinada a partir de estudos, pesquisas, invenções e realizações artísticas que certamente contribuíram para a criação de uma personalidade muito rara”, descreveu o cineasta Rodrigo Grota.

“O nosso filme investiga aquilo que gosto de chamar de ‘Universo Leme’ – uma espécie de dimensão imaginária na qual podemos encontrar formas, ritmos, cores, texturas, tecnologias e abstrações sempre em busca de algo maior e ainda desconhecido”, ressaltou o diretor.

A direção de fotografia foi realizada por Carlos Ebert, icónico e cinematógrafo com trabalhos históricos, como o “O Bandido da Luz Vermelha” (1968), “Fé” (1998) e “O Rei da Vela” (1983). As cenas gravadas em Marília foram em diferentes locações, como a Serra de Avencas, estradas rurais de Dirceu, igreja São Bento e prédios históricos (Edifício Marília e sobrado histórico da rua Dom Pedro).

Para Marília, a realização de um longa sobre a trajetória do Leme tem também uma importância sócio-cultural, “traz visibilidade para uma obra que merece ser cada vez mais divulgada e disseminada por meio de filmes, livros, exposições, catálogos e espaços virtuais nos quais o ‘mistério Leme’ será continuamente investigado. Espero que o nosso longa seja um passo decisivo nesse sentido, e só posso agradecer à família Leme e à nossa equipe pelo carinho e dedicação, à produtora Nosso Quintal pelo convite, e ao seu Leme por uma obra tão inspiradora”, concluiu Grota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *