Janela Para o JapãoNotícias

Japão permitirá estrangeiros nos serviços de cuidado a idosos em domicílio

 O Ministério da Saúde do Japão propôs a um painel de especialistas um plano para permitir que os estrangeiros atuem em serviços de cuidados a idosos em domicílio, publicou a Jiji Press. 

O plano foi delineado na sexta-feira (22) e visa ampliar o leque de empregos disponíveis para os estrangeiros e aliviar a falta de trabalhadores no setor. 

Os locais que contratam estrangeiros, no caso, deverão proporcionar programas de formação necessários, melhorando tanto a comunicação em japonês quanto o conhecimento sobre o estilo de vida dos japoneses.  

Hoje os estrangeiros que trabalham no setor podem atuar em unidades de atendimento aos idosos, mas são proibidos de participar deste tipo de serviço em domicílio devido à preocupação com suas habilidades de comunicação em japonês. 

O Ministério deverá finalizar o seu plano numa futura reunião do painel de especialistas, na esperança de suspender a proibição já no ano fiscal de 2024, que começa em abril.

O governo quer que os estrangeiros que forem atuar no setor sejam acompanhados por outros profissionais mais experientes por um determinado período. 

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *