Boas Notícias

Páscoa: Veja como chocolate ajuda a melhorar saúde do cérebro

Agora você tem mais um motivo para comer chocolate na Páscoa: ele ajuda a melhorar a saúde do cérebro, confirmaram duas pesquisas internacionais.

Pesquisadores norte-americanos e australianos mostraram que o chocolate pode melhorar a saúde do coração, aumentar a função cerebral, o fluxo sanguíneo, entre outros. Principalmente o chocolate amargo.

A pesquisa da Wake Forest University, nos Estados Unidos, identificou vários benefícios nos flavonoides, ingrediente encontrado em altas quantidades no cacau e quando a semente é torrada e moída, permanece no produto final.

Os benefícios

Os pesquisadores estudaram se doses concentradas de flavonóides do cacau podem melhorar a saúde.

Entre os participantes da pesquisa, principalmente os mais velhos, notou-se uma melhora na cognição, fluxo sanguíneo e mais.

Cacau e o coração

As evidências que ligam os grãos do cacau à saúde do coração remontam ao passado.

Grande parte dos estudos são baseados no povo Kuna, que vive em ilhas ao largo da costa do Panamá. Eles consomem muito cacau.

“Eles arrancam os grãos do cacau da árvore, moem e basicamente fazem chocolate quente”, disse Laura Baker, especialista em envelhecimento da Wake Forest.

Em estudos, os cientistas descobriram que o povo Kuna tem taxas baixas de doenças cardíacas, mesmo quando comparado com pessoas da mesma região.

Melhora o humor

Já em outro estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, o foco era entender se o chocolate amargo melhora o humor.

E os resultados foram surpreendentes.

O produto, além de ajudar a regular o intestino, também apresentou melhora no humor dos participantes.

“Estudos adicionais com pacientes e familiares podem esclarecer até que ponto a percepção do benefício é compartilhada”, disseram em comunicado.

Consuma com cuidado

Sim, apesar do chocolate ter vários benefícios, especialistas indicam o consumo consciente.

Isso porque, vários chocolates do mercado são repletos de gorduras trans e açúcares.

Na hora de comprar, prefira aqueles com altos níveis de cacau na composição.

Para consumir o produto de forma saudável, especialistas recomendam aqueles que são produzidos com teor de cacau de 70% ou mais.

FONTE:SÓ NOTICIA BOA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *