Janela Para o JapãoNotícias

Fukuoka inicia testes para carteira de motorista comercial em idiomas estrangeiros

A polícia da província de Fukuoka, no sudoeste do Japão, se tornou a primeira no país a propocionar testes para carteira de motorista comercial em idiomas estrangeiros.

Testes escritos com perguntas em inglês, chinês, vietnamita e nepalês foram introduzidos, na quarta-feira, em quatro centros de habilitação na província. Segundo a polícia de Fukuoka, não houve procura até o momento.

As perguntas dos testes foram formuladas pela polícia da província, com base em exemplos fornecidos pela Agência Nacional de Polícia.

Inada Koichi, da polícia de Fukuoka, declarou que trabalha para permitir que estrangeiros realizem os testes sem nenhum problema. Ele disse que, para garantir a idoneidade, medidas serão tomadas para evitar quaisquer discrepâncias entre os testes administrados em diferentes idiomas.

O Japão enfrenta uma escassez crônica de motoristas de ônibus e táxi. Há temores de que um limite na jornada de trabalho dos motoristas, que passará a vigorar a partir de abril, acabe piorando o problema.

O governo japonês deve decidir, em breve, se vai adicionar a “habilitação de veículos comerciais” ao seu programa específico de trabalhadores qualificados, que visa atrair estrangeiros para setores que enfrentam falta de mão de obra.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *