GeralMarília

Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Marília apoia II Conferência Livre da Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia

Evento organizado pelo Ramin-Unesp teve a parceria com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Universidade Estadual Paulista

Com apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Marília, aconteceu no sábado, dia 23 de março de 2024, no campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Marília a II Conferência Livre da Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia. A atividade foi organizada pelo Ramin-Unesp, em parceria com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, da Unesp, e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Marília. 

A conferência teve o objetivo de promover discussões e reflexões sobre as questões migratórias, refúgio e apatridia. O evento reuniu imigrantes de diversas origens, acadêmicos, representantes de organizações da sociedade civil e autoridades governamentais. Ao longo do dia, foram realizadas discussões, abordando temas como igualdade de tratamento e acesso a serviços públicos, inserção socioeconômica e promoção do trabalho decente, interculturalidade e diversidades, governança e participação social; regularização migratória e documental e enfrentamento a violações de direitos.

“A II COMIGRAR, a Conferência Livre da Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia, em Marília foi um sucesso graças ao apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, ao empenho dos organizadores e à participação ativa de todos os envolvidos, reafirmando o compromisso da cidade com a promoção dos  direitos humanos e a valorização da diversidade”, destacou a secretária municipal de Direitos Humanos, Wania Lombardi. A realização da Conferência Nacional COMIGRAR está prevista para acontecer nos dias 7, 8 e 9 de junho de 2024, em Foz do Iguaçu, cidade do Estado do Paraná, que faz fronteira com duas nações sul-americanas, os países Paraguai e Argentina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *