Saúde

Setor de Hemodiálise da Santa Casa de Marília ouve experiências dos pacientes

O setor de Hemodiálise da Santa Casa de Marília ouviu as experiências dos pacientes esta semana, no salão de reuniões da instituição. A humanização e o cuidado centrado no paciente são os focos deste programa desenvolvido pela área assistencial da unidade hospitalar filantrópica mariliense já há algum tempo. 

Os pacientes convidados relataram o dia a dia das sessões de hemodiálise e a dificuldade para entender e aceitar o tratamento de insuficiência renal-crônica com a terapia substitutiva.

Vale lembrar que a Santa Casa de Marília é referência neste tipo de procedimento para os 62 municípios abrangidos pelo DRS IX (Departamento Regional de Saúde). O hospital possui 57 equipamentos que funcionam em dois pavimentos e atendem mais de 300 pacientes da região de Marília em três turnos.

Na oportunidade os pacientes da Hemodiálise compartilharam os desafios para assimilarem a necessidade do tratamento, a mudança e o impacto na vida pessoal e profissional deles. 

O acolhimento com a empatia dos profissionais da Equipe de Enfermagem foi destacado como um dos pontos positivos. Os pacientem também ressaltaram a infraestrutura e acomodações oferecidas, além do serviço de portaria e elogiaram a alimentação servida.
 
A comunicação entre equipe médica com pacientes e familiares foi classificada como de  extrema importância durante a terapia de Hemodiálise.

O 1º vice-provedor, Luiz Antônio Orlando e o 2º vice-provedor José Luiz de Carvalho representaram a Direção da Santa Casa de Marília na oportunidade.

Diante de algumas fragilidades mencionadas na reunião, a Gerência de Enfermagem do setor de Hemodiálise informou que irá implementar ações para aprimorar a qualidade do serviço prestado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *