EcologiaVariedades

Levantamento do WWF-Brasil indica áreas prioritárias na Mata Atlântica para Soluções Baseadas na Natureza

Levantamento elaborado pelo WWF-Brasil traça cenários de secas, inundações e balanço hídrico desfavorável na mata atlântica, alertando para os riscos climáticos à segurança hídrica na região. O trabalho também aponta medidas de adaptação dos recursos e faz recomendações para maior aplicação de soluções baseadas na natureza (SbN) na gestão da água. O documento indica ainda os principais benefícios projetados das SbN para a água na Mata Atlântica, como o aumento na infiltração de água da chuva, a redução na produção de sedimentos, a economia nos custos de tratamento da água, a redução de erosão e a redução de uso de produtos químicos para tratamento da água.

Estes e outros temas serão apresentados no webinar “Empresas pela Água – Benefício das Soluções Baseadas na Natureza para a disponibilidade hídrica na Mata Atlântica​”. O evento será realizado no dia 10 de abril com representantes do WWF-Brasil e participação da Ambev.

“Diante dos desafios impostos pelas mudanças do clima e alterações no uso e cobertura do solo, o WWF-Brasil quer promover um espaço de interlocução com o setor privado para melhor aproveitar e direcionar esforços para o combate da crise climática”, afirma Daniela Teston, diretora de Relações Corporativas do WWF-Brasil. Ela considera que num contexto de poucos recursos financeiros direcionados para as soluções baseadas na natureza, “é indispensável identificar onde esses investimentos podem ser potencializados, com melhores resultados”.

Para a análise de prioridades das SbN voltadas à gestão da água na Mata Atlântica, foi desenvolvido um exercício de modelagem espacial baseado em uma análise de priorização multicritério que dividiu o bioma mata atlântica em cerca de 680 bacias hidrográficas. A partir da aplicação de cenários de priorização, foram selecionadas 87 bacias  (13% das bacias analisadas), das quais: 29 se destacam pelo perfil de elevado riscos de secas; 26 têm elevados riscos de inundações e de deslizamentos de terra; outras 34 apresentam balanço hídrico desfavorável; 16 apresentam baixo atendimento ao Código Florestal.

levantamento indicou que a maior parte das bacias prioritárias para a aplicação de SbN visando a segurança hídrica e resiliência climática na Mata Atlântica se concentra na região sudeste do Brasil. Em seguida está o nordeste brasileiro, segunda região com mais bacias prioritárias.

Estudos recentes indicam que as soluções baseadas na natureza são cada vez mais reconhecidas como formas inovadoras, efetivas e de boa relação custo-benefício para o aumento da segurança hídrica por meio do incremento da resiliência às mudanças climáticas. Elas oferecem proteção, restauração e/ou melhor gestão de ecossistemas naturais ou modificados para enfrentar os desafios sociais associados à gestão de recursos hídricos. No entanto, os recursos direcionados a essas ações de base natural ainda são uma reduzida parcela dos investimentos para enfrentamento da crise hidroclimática na América Latina.

Para a diretora, a atuação em biomas frágeis como a Mata Atlântica, reconhecida pela rica biodiversidade e como um dos hotspots mais degradados do mundo, é urgente e benéfica tanto para pessoas que ali vivem, como para as empresas que podem fortalecer suas marcas ao mesmo tempo em que contribuem efetivamente para um futuro climático mais saudável. “As empresas podem construir uma cultura estratégica de mitigação dos impactos climáticos a partir da implementação das soluções baseadas na natureza, que podem ser entendidas como abordagens e práticas na gestão e uso sustentável de recursos e processos naturais para resolver desafios ambientais, sociais e econômicos”‘, afirma.

Ao implementar as soluções baseadas na natureza, as empresas integram os princípios e padrões da natureza em seus processos, produtos e estratégias de negócios. Essas ações se concentram em utilizar os recursos naturais de forma sustentável, promover a resiliência ambiental e criar benefícios tanto para o meio ambiente quanto para as comunidades locais. Ao seguir por esse caminho, elas reduzem seu impacto ambiental e criam valor a longo prazo para seus negócios e para a sociedade como um todo.

SERVIÇO

Água para o Futuro: Benefício das Soluções Baseadas na Natureza para a disponibilidade hídrica na Mata Atlântica​

Data: 10 de abril
Horário: 10h30 às 12h
Transmissão no Linkedin WWF-Brasil

Palestrantes

Daniela Teston, diretora de Relações Corporativas do WWF-Brasil
Thiago Belote, especialista em Restauração do WWF-Brasil
Anita Diederichsen, líder global de Restauração de paisagem florestal do WWF
Mariana Appel, gerente de Sustentabilidade da Ambev.

FONTE: WWF BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *