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FIM DOS FIOS SOLTOS NOS POSTES EM MARÍLIA? APÓS REPRESENTAÇÃO DA MATRA E AÇÃO DO MP, “FORÇA-TAREFA” TEVE INÍCIO PARA ELIMINAR ESSE PROBLEMA.

A primeira etapa prática para a ELIMINAÇÃO da fiação solta nos postes espalhados pela cidade, teve início na última segunda-feira (22/04), com equipes da CPFL iniciando uma varredura em uma área delimitada no centro de Marília (veja o mapa abaixo). Segundo a própria concessionária, 786 postes serão inspecionados nesta etapa inicial. “O intuito é garantir a segurança das pessoas e alertar para os riscos de acidentes que os fios de telecomunicação, quando estão caídos ou pendurados nos postes, podem gerar”, diz nota da CPFL.

Com a supervisão e o acompanhamento do setor de Fiscalização de Posturas da Prefeitura, a companhia notificou previamente todas as empresas que têm contrato de compartilhamento de estrutura neste trecho. “Nós estamos em tratativa com as empresas há mais de um ano. No início do mês de março fizemos uma reunião na Prefeitura para tratar do assunto [saiba mais sobre essa reunião no link disponível no final do texto] e as empresas foram notificadas por e-mail no dia 15 de abril, informando que a partir do dia 22, seria iniciada essa operação de limpeza dos fios que estão caídos, desligados, clandestinos ou que apresentem situação de risco à população. Agora é tolerância zero. Todos foram avisados e aqueles fios que estiverem fora do padrão serão cortados e retirados, é para fazer a limpeza mesmo”, afirmou Juliano Bataglia, chefe do setor de Fiscalização de Posturas do Município. “Foi solicitado que as empresas de telefonia, internet e TV à cabo acompanhem o trabalho da CPFL, para que corrijam imediatamente as irregularidades identificadas nessa área delimitada na primeira fase da operação. Caso os técnicos das empresas não estejam no local para consertarem os fios que estiverem caídos no momento da ação, a própria CPFL vai cortar os cabos e levar embora”, concluiu Bataglia.

A AÇÃO DA MATRA

A primeira representação da MATRA ao Ministério Público sobre o assunto, foi encaminhada em novembro de 2021. Em junho de 2022 essa representação resultou na instauração de uma Ação Civil Pública, pelo Ministério Público (MP). Até que em maio de 2023, um ACORDO firmado na Justiça entre a CPFL (Companhia Paulista e Força e Luz), o Ministério Público e a Prefeitura, definiu prazos e os critérios para a elaboração de um plano de ação para a solução do problema na cidade como um todo.

“Quando decidiu encaminhar a representação ao MP, a MATRA tinha em mente a necessidade de se tomar medidas efetivas para evitar acidentes, como o registrado em junho do ano passado, quando uma motociclista ficou gravemente ferida ao atingir um cabo solto enquanto trafegava de moto no bairro Marina Moretti, na zona norte de Marília”, disse Walter Freitas, presidente da MATRA. “Casos como este e até mais graves são registrados com frequência no Brasil, basta fazer uma pesquisa na internet para se surpreender”, afirmou Edgar Cândido Ferreira, da diretoria da MATRA.

Uma pesquisa divulgada em janeiro de 2020 pelo Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, com base em dados da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica revelou que mais de 8.500 pessoas se acidentaram e 2.892 morreram, entre os anos de 2008 e 2018 no Brasil, em razão de acidentes com fios elétricos, excluídos os acidentes de trabalho com funcionários das distribuidoras. Em 2022 (o dado mais recente encontrado pela MATRA), foram 46 mortes registradas em acidentes deste tipo, ainda de acordo com o Idec.

A SOLUÇÃO A LONGO PRAZO

O prazo fixado na Justiça para a solução do problema em Marília como um todo foi de quatro anos. Nesta primeira etapa os técnicos estão trabalhando em uma área na região central, delimitada pelas ruas Lima e Costa, Presidente Vargas, Sampaio Vidal, Castro Alves e Joaquim de Abreu Sampaio Vidal. “Nós estamos fazendo esse projeto piloto na região central justamente pra gente ver de que forma vai ser feito o trabalho e quanto tempo vai demorar para concluir essa primeira etapa. Não tem um prazo determinado para o término dessa fase, mas o objetivo é fazer o mais rápido possível. Essa ação é para dar uma resposta para a sociedade e já tem outras equipes em outros setores fazendo os reparos emergenciais. Mas esse trabalho completo será estendido para todas as regiões da cidade por etapas, conforme o que foi acordado na Justiça”, afirmou Juliano Bataglia do setor de Fiscalização da Prefeitura.

ALERTA

Em nota encaminhada à MATRA, a CPFL Paulista orienta a população para que, sempre que for identificado algum cabo rompido ou caído no chão, entre em contato com o serviço emergencial pelo telefone 0800 010 1010 (ligação gratuita). “Quando a concessionária toma ciência de irregularidades na rede de telecomunicações que trazem risco à população e à rede elétrica, faz a correção em caráter emergencial, eliminando prontamente o risco”, afirmou a CPFL.

Fique atento cidadão e conte com a MATRA. Porque Marília tem dono: VOCÊ!

FONTE: MATRA

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