VariadosVariedades

Dia do Trabalho é quase um “Finados” para o serviço público municipal de Marília

Neste 1º de maio todos(as) os(as) trabalhadores(as) deveriam estar comemorando suas conquistas, sejam elas pessoais ou coletivas. A casa ou o carro novo, a matricula do filho em uma universidade, aquela viagem dos sonhos, a compra dos remédios para ter uma velhice saudável, o pagamento das contas da casa em dia e tantos outras questões domésticas e corriqueiras.

Ao invés disso, no caso dos(as) servidores(as) municipais de Marília, que atuam na administração direta e no Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília), a data sugere mais tristeza do que alegria. Desde que o atual governo municipal assumiu o comando da prefeitura, com a trágica mentira de que bastava os funcionários “cuidarem da cidade, que o prefeito cuidaria dos(as) servidores(as)”, a situação ficou dramática.

Para a presidenta do SINDIMMAR (Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos Municipais), Vanilda Gonçalves de Lima, são sete anos de perdas salariais e de direitos adquiridos. Com a terceirização, o trabalho nos diferentes setores do serviço público foram precarizados. “O decreto de conteção de despesas, que era para ser “temporário” (em agosto de 2023) ainda está em vigor e penaliza apenas os(as) servidores(as). Comissionados são nomeados a todo instante e nenhum fica sem receber”, destaca a líder sindical.

O decreto do recesso escolar, também vem penalizando quem trabalha na rede municipal de ensino. As mudanças promovidas pelo famigerado Plano de Cargos e Carreira está levando algumas categorias a extinção, além de penalizar quem tem vários anos de carreira.

Ao longo destes sete anos, as perdas salariais acumuladas ultrapassam os 45% (confirmar esse índice). E o reajuste salarial, do vale alimentação e do auxílio saúde aos aposentados e pensionistas é um exemplo da truculência e arrogância desse governo municipal. “Não houve espaço para negociação. Quando sentamos à mesa para tratar sobre o reajuste, o Projeto de Lei com o índice já havia sido enviado à Câmara e estava sendo compartilhado em grupos de WhatsApp”, lamentou Vanilda.

Isso sem contar as perseguições, por meio do Código de Ética do Servidor, que é usado como “lei da mordaça”, para impedir a livre manifestação de pensamento. Basta um comentário ou curtida em uma postagem em rede social, que o(a) servidor(a) é alvo de sindicância ou transferência para uma região distante de sua moradia.

Diante desse quadro, a pergunta que se deve fazer é: o que comemorar no dia 1º de Maio – Dia do Trabalho? “Podemos comemorar a união dos(as) trabalhadores(as), que vêm batalhando diuturnamente para prestar um bom serviço à população. Devemos comemorar a determinação daqueles(as) que ficaram de braços dados com o sindicato, para lutar pelos direitos de toda uma categoria. É pelos(as) servidores(as) que o SINDIMMAR luta e enfrenta as injustiças. E é para eles, que trabalham pela população de Marília, que desejamos um Feliz Dia do Trabalho.

3º Encontro Cultural

A Praça Maria Isabel, localizada ao lado Igreja Matriz de São Bento, no Centro de Marília, vai ser palco da 3ª Edição do Encontro de Cultura e Artes. Evento em comemoração ao Dia do Trabalho é resultado de uma parceria entre o SINDIMMAR (Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos Municipais de Marilia), Secretaria Municipal da Cultura e ASPM (Associação dos Servidores Públicos de Marília).

Este ano o encontro acontece no sábado (04/05), no período entre as 17h e 22h. O público que for até o local vai ter a chance de ver apresentações artistas e culturais. A estrutura vai contar ainda com brinquedos infláveis, pipoca e algodão doce, tudo de graça. Também vai ser possível comprar peças de artesanato na feirinha, com a participação de artesãos de Marilia. Também haverá food trucks, para quem quiser degustar um lanche ou porção.

A presidenta do SINDIMMAR, Vanilda Gonçalves de Lima, destacou que as apresentações musicais vão contar com a participação voluntária dos(as) trabalhadores(as). O(a) servidor(a) municipal ou estadual que quiser apresentar seu talento cultural, deve entrar em contato com a diretoria da entidade sindical, por meio do telefone (14) 9 9861-8969, para fazer a inscrição. “O espaço estará à disposição dos(as) servidores(as) interessados(as), que poderão declamar poesias, cantar ou fazer coreografias de dança”, destacou Vanilda.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *