Brasil é a causa da suspensão das vendas do suco de laranja no Japão
Três grandes fabricantes de alimentos e bebidas informaram que a situação em relação ao suco de laranja está difícil ao ponto de suspender a produção.
A Morinaga Milk, dona da marca Sunkist 100% Orange, irá suspender assim que a matéria-prima acabar. A expectativa é que as vendas sejam suspensas em junho.
O Dole Orange 100%, marca da Megmilk Snow, está com o produto descontinuado desde abril de 2023, exceto para alguns tamanhos.
Da mesma forma, o Bayaris Orange da Asahi, de 1,5 litro, está suspenso desde dezembro de 2023.
O Brasil é o maior fornecedor de suco de laranja do mundo, com uma fatia de 75%. E a situação não é diferente para o Japão pois a dependência do Brasil é de 59%.
No entanto, no fim do ano passado ao começo deste ano, as colheitas de laranja foram afetadas pelas condições climáticas e também pela incidência de uma doença chamada greening. Por causa da escassez, os preços subiram.
O preço de importação do sumo de laranja concentrado congelado por litro tem aumentado ano após ano. Deverá mais do que duplicar em 2024 em comparação a quatro anos atrás, dificultando a importação pelos fabricantes de bebidas do Japão, sem falar no enfraquecimento da moeda.
Isso afeta também o Brasil, pois é um importantíssimo segmento do agronegócio.
FONTE: PORTAL MIE