Onda de forte calor continua no Japão com alertas em 40 províncias nesta terça-feira
O Japão terá um clima predominantemente ensolarado nesta terça-feira (23), com temperaturas extremamente altas em grande parte do país, próximas a 40ºC, informou a emissora NHK.
Nas regiões de Kanto e Tokai, as temperaturas podem ultrapassar 38ºC, apresentando um risco significativo de hipertermia e insolação. É recomendável evitar sair de casa, permanecer em ambientes frescos e manter-se hidratado, consumindo água e sal para prevenir a desidratação.
Segundo a Agência Meteorológica do Japão, um sistema de alta pressão está cobrindo o país, elevando as temperaturas em uma ampla área.
As temperaturas máximas previstas para esta terça-feira incluem 38ºC em Maebashi (Gunma), Kofu (Yamanashi), Kumagaya (Saitama), Nagoia (Aichi) e Gifu; 37ºC em Fukushima, Utsunomiya (Tochigi), Saitama, Toyama, Quioto, Nara e Okayama; 36ºC em Tóquio, Shizuoka, Fukui, Osaka, Tottori, Matsuyama e Kumamoto; 35ºC em Sendai, Yokohama, Hiroshima e Fukuoka.
Com a umidade elevada, a Agência Meteorológica e o Ministério do Meio Ambiente emitiram alerta de calor para 40 províncias, destacando a necessidade de precaução: Hokkaido, Fukushima, Ibaraki, Tochigi, Gunma, Saitama, Tóquio, Chiba, Kanagawa, Nagano, Yamanashi, Niigata, Shizuoka, Aichi, Gifu, Mie, Toyama, Ishikawa, Fukui, Shiga, Quioto, Osaka, Hyogo, Wakayama, Okayama, Hiroshima, Shimane, Tottori, Tokushima, Kagawa, Ehime, Kochi, Yamaguchi, Fukuoka, Oita, Nagasaki, Saga, Kumamoto, Miyazaki e Kagoshima.
Após o fim do período de chuvas, tende a aumentar o número de pessoas hospitalizadas devido à hipertermia ou insolação. Pessoas idosas e crianças pequenas são especialmente vulneráveis, sendo necessário que familiares e cuidadores estejam atentos.
Além disso, devido à entrada de ar quente e úmido em direção a um sistema de baixa pressão que se estende pelo Mar do Japão, a atmosfera ficará instável do oeste ao norte do Japão durante a tarde. Previsões indicam chuvas intensas com trovões, possibilidade de tornados e ventos fortes.
O alerta de calor, chamado tecnicamente de “Alerta de Atenção para Hipertermia” (熱中症警戒アラート), é uma informação divulgada conjuntamente pelo Ministério do Meio Ambiente e pela Agência Meteorológica do Japão com o objetivo de prevenir males causados pelo calor extremo.
Este alerta é baseado no “Índice de Calor (WBGT)”, que leva em consideração a “temperatura”, a “umidade” e o “calor radiante” (calor proveniente do solo, edifícios e corpos).
Quando o índice de calor é previsto em “33” ou mais em qualquer um dos 58 distritos de previsão em todo o país, o alerta é emitido. Nessas áreas, é essencial intensificar as medidas de prevenção contra a insolação e hipertermia, além das práticas habituais.
Foto: Reprodução
A cor roxa no mapa indica “Alerta de Atenção para Hipertermia”, com índice de calor acima de 33, e a parte vermelha mostra locais com índice de calor acima de 31
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE