Janela Para o JapãoNotícias

Cerimônia relembra vítimas do Grande Terremoto de Kanto, de 1923

Foi realizada domingo uma cerimônia em memória das vítimas do Grande Terremoto de Kanto, que sacudiu a capital japonesa e arredores há exatamente 101 anos.

O fortíssimo tremor ocorreu em 1º de setembro de 1923. Mais de 100 mil pessoas morreram em consequência do terremoto e de incêndios subsequentes. Este ano em escala reduzida por causa de um tufão, a cerimônia foi realizada em um mausoléu situado no Distrito de Sumida, em Tóquio, onde estão os restos mortais de cerca de 58 mil vítimas.

Realizado sempre em 1º de setembro, o ato relembra os mortos no terremoto e também as vítimas do ataque aéreo lançado pelos Estados Unidos em Tóquio em 10 de março de 1945, na 2ª Guerra Mundial.

O representante da entidade organizadora ressaltou a importância de transmitir às próximas gerações as lições aprendidas com os trágicos eventos do desastre e da guerra.

Mensagens de condolências da governadora de Tóquio, Koike Yuriko, e de outras pessoas foram colocadas em um altar do mausoléu.

Outra cerimônia foi realizada em memória dos coreanos mortos em atos de violência ocorridos após o terremoto de 1923. A organizadora do evento, entre outras entidades, pediu à governadora de Tóquio que enviasse mensagem de condolências separadamente para as vítimas coreanas.

Como tem feito desde 2017, Koike Yuriko não enviou mensagem separadamente. A governadora explicou que a mensagem que envia para a cerimônia do terremoto expressa condolências para todas as vítimas, de maneira indiscriminada.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *