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Rede Voa está em fase final do PGI, para liberar reforma do novo terminal

Desde que assumiu as operações já foram gastos R$ 790 mil em melhorias, mas são previstos total de R$ 5 milhões em investimentos

A Rede Voa concedeu ao Jornal Cidade informações sobre suas operações no aeroporto de Marília desde que iniciou suas operações, em abril de 2022. Ela irá administrar o transporte aéreo de passageiros de Marília por 30 anos, substituindo pela primeira vez a gestão realizada até então pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp). O grupo fala da ampliação, sem definir datas, mas não fala sobre aumento de horários e destinos, mas esclarece sobre o fim do contrato de locação com o aeroclube.

A Rede VOA informa que o investimento previsto para o Aeroporto de Marília totaliza R$ 5 milhões, dos quais aproximadamente R$ 2 milhões estão destinados à reforma do terminal de passageiros e outros R$ 3 milhões para demais melhorias. No que diz respeito às intervenções já realizadas, já foram investidos R$ 200 mil no terminal de passageiros e outros R$ 590 mil nas demais áreas do aeroporto, contemplando melhorias na pista, pátio e fechamento perimetral.

Sobre datas e prazos, explica que o Plano Geral de Investimentos (PGI) encontra-se em fase final de aprovação.vEste é o primeiro passo para então se iniciar as execuções do plano, que envolve a ampliação e melhorias.

Para o reforço da segurança e monitoramento, os recursos serão utilizados na revitalização e reativação dos pontos de acesso ao sítio aeroportuário, na recuperação da cerca patrimonial e operacional, e na implantação de infraestrutura para monitoramento dos acessos.

Um significativo investimento (não informad) será aplicado na reabilitação do pavimento do pátio 01, das taxiways e da pista de pouso e decolagem.

A infraestrutura de sinalização aeroportuária também será aprimorada, com a instalação de painéis verticais orientativos (PVO) para as aeronaves e de um sistema visual indicador de rampa de aproximação (PAPI) na cabeceira principal, para melhor posicionamento quando em voo de aproximação.

Ainda estão previstos investimentos na iluminação do aeroporto, como balizamento noturno e auxílios à navegação, e a recuperação da iluminação dos pátios, juntamente com a adequação da sinalização horizontal para permitir o recebimento de aeronaves simultâneas.

A respeito do Aeroclube de Marília, a Rede VOA informou que assumiu a gerência do aeroporto no dia 1 de abril de 2022. Desde então, vem procurando atualizar todos seus contratos, incluindo todos os aeroclubes sediados, tendo o de Marília sido notificado no final de 2023.

O grupo esclarece ainda que as demais entidades de aeroclubes que compõem os 16 aeroportos no contrato de concessão já revisaram seus contratos. Somente o de Marília não revisou.

Sobre as vantagens e benefícios do contrato anterior, com o Daesp, a legislação da ANAC sobre os aeroclubes havia sido alterada antes mesmo da necessidade de revisão contratual com a nova operadora do aeroporto.

A nova legislação transformou os aeroclubes em centros de Instrução da Aviação Civil (CIAC), sendo enquadrados na mesma categoria das escolas de aviação, com mesmas regras em relação ao mercado, de modo a permitir a livre competição entre todas as demais empresas do segmento de voos de instrução.

FONTE: JC MARÍLIA

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