Dengue: Prefeitura dá início aos trabalhos do LIRAa
Levantamento tem o objetivo de identificar as áreas que possuem mais
criadouros do Aedes aegypti no município
A Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Saúde
– iniciou nesta segunda-feira (13), os trabalhos para o Levantamento Rápido para Índices de infestação do Aedes aegypti (LIRAa). No total, 100 agentes de saúde vão visitar cerca de 600 quarteirões para realizar os trabalhos de pesquisa e amostragem em imóveis de todas as regiões do município.
“É um levantamento rápido que permite identificar com precisão as áreas com mais criadouros do mosquito Aedes no município. Assim, podemos planejar e intensificar com mais agilidade os nossos trabalhos de combate à dengue”, afirma Vivian Martinelli Funai, enfermeira da Vigilância Ambiental.
O índice geral permitido pela Organização Mundial da Saúde deve ser abaixo de 1. “Os dados coletados pelos nossos agentes possibilitam direcionar estrategicamente as ações de controle do vetor e nos ajudam a delimitar as áreas de maior risco da doença”, complementa Vivian Funai.
Cuidados intensificados – No último sábado (11), no período da manhã, cerca de 20 servidores da Secretaria Municipal da Saúde realizaram ações de bloqueio de controle de criadouros nas áreas abrangidas pelo jardim Marajó, na zona Sul, e pelo jardim Firenze, na zona Oeste da cidade.
“Finalizamos também as atividades de nebulização com bomba costal no Aniz Badra e fizemos uma intensificação dos trabalhos no Marajó e Firenze. Em breve, vamos promover novas ações de combate à dengue na região Leste da cidade”, informa Vivian Funai.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de medidas preventivas pela população, como evitar o acúmulo de água parada, realizar a limpeza de quintais e colaborar com as equipes de controle de endemias.
Com o verão e as chuvas frequentes, os cuidados devem ser intensificados para evitar novos surtos. A Secretaria também disponibiliza orientações nas unidades de saúde para esclarecimento e apoio à população.
Denúncias:
Para denúncias de criadouros de dengue, o contato deve ser feito pela Ouvidoria, inclusive com envio de fotos e vídeos, caso seja necessário, em um dos seguintes canais:
Presencialmente: Rua 4 de Abril, 41 – Centro (fundos) – CEP:
17500-010. Horário de atendimento: das 8h às 17h
Telefone: 0800-776-6111