GeralMarília

Danilo participa de encontro que debate políticas públicas para a saúde mental de Marília

Marília deu um passo importante no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à saúde mental. Nos últimos dias 24 e 25, a Acim (Associação Comercial e de Inovação de Marília) foi palco do 1º Encontro de Saúde Mental da cidade, que contou com a presença do presidente da Câmara, o vereador Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSDB), que representou o Legislativo na abertura do evento, e de diversos especialistas na área, fortalecendo o debate e a reflexão sobre desafios e perspectivas.

Realizado pelas Câmaras da Saúde, Smart e Diversidade e Inclusão do Codem (Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília), o encontro buscou unir a sociedade civil organizada e gestores públicos para o apontamento de ações públicas de cuidado em consonância com a Política Nacional de Saúde Mental.  “Este encontro foi pensado para ser um espaço para debates, compartilhamento de ideias, diálogo e troca de experiências para a construção coletiva de estratégias para a saúde mental no município. Voltado não só para profissionais da saúde, mas para toda a sociedade. São muitas mãos e várias cabeças pensando em como ajudar nesta pauta tão importante”, destaca o presidente do Codem, Carlos Bittencourt.

No primeiro dia, além da abertura, ocorreu teleconferência com Shirlene Queiroz, do Conselho Nacional da Saúde, e palestra com o psicólogo do Caps (Centro de Atendimento Psicossocial) Jackson Douglas Souza Marino, que falou sobre o cuidado em rede no município. Já no segundo dia, grupos se formaram para debates e apresentação de ideias em seis eixos temáticos. Após a compilação das propostas, elas serão encaminhadas à Secretaria da Saúde.

Para o presidente do Legislativo mariliense, a saúde mental é prioridade e soluções para enfrentar os desafios atuais devem ser pensadas de forma conjunta. “É uma felicidade participar de um encontro para debater tão importante tema. A Câmara está junto na construção de estratégias efetivas para o enfrentamento dos desafios que se apresentam atualmente”.

Danilo da Saúde sempre defendeu o fortalecimento da rede de cuidado, assim como maior acesso a especialistas como psiquiatras e psicólogos, inclusive chamando a atenção para o número significativo de pacientes que aguardam pelo atendimento nestas duas áreas, que atualmente supera mais de cinco mil. “Sempre esteve apoiando e colaborando com a Câmara da Saúde, inclusive apadrinhou vários projetos. O apoio do Legislativo nestas questões é muito importante e o Danilo sempre está ajudando, colaborando”, conclui o presidente do Codem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *