Prefeitura e Bombeiros se unem para prevenção a acidentes com técnicas de primeiros socorros
Aulas contarão com normas preventivas aos acidentes e noções de cidadania
Em solenidade realizada no auditório da Prefeitura Municipal nesta sexta-feira, dia 28, foi firmada mais uma importante parceria visando o aprimoramento da educação e cidadania dos alunos da rede municipal de ensino de Marília. Assinado o convênio do município com o 10º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Marília para o desenvolvimento de dois programas tidos como modelo: “Bombeiro na Escola” e “Brasinha-Bombeiro na Escola”.
O programa “Bombeiro na Escola” leva conhecimento e informação para crianças e adolescentes com cursos de primeiros-socorros e outras técnicas imediatas, com objetivo de salvar vidas. “Os acidentes são a principal causa de mortes de crianças até 14 anos no Brasil. Em Marília, bombeiros especializados ministram palestras com técnicas de treinamento de primeiros socorros e reanimação, além de cidadania para alunos do quarto ano do Ensino Fundamental nas escolas”, destacou a Major Lurela Alice Kurachi Ferrini Tamião, Comandante do Grupamento dos Bombeiros.
Já o “Brasinha-Bombeiro na Escola” é desenvolvido pelas professoras com alunos do Ensino Infantil nas salas de aula. Depois, as crianças visitam o grupamento dos bombeiros. “Os alunos aprendem técnicas de prevenção aos acidentes domésticos, afogamentos, pipa, atropelamentos, queimaduras e outros perigos. O ensinamento é transmitido aos pais e familiares. O resultado tem sido excelente”, completou Lurela.
A secretária da Educação, Cilmara Carreiro, destacou que o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) determinou aulas com normas preventivas aos acidentes além de extensão às noções de cidadania. “A educação precisa ser permanente e extensiva. Nada melhor que começar pelas crianças. Os alunos ficam motivados a participar das aulas e transmitir o que aprenderam em casa. Todos ganham”, comentou a secretária Cilmara.
Acompanharam o evento o presidente da Câmara Municipal, Danilo Bigeschi, em parceria com os vereadores Delegado Wilson Damasceno e Guilherme Burcão.