GeralMarília

Orçamento Participativo: Prefeitura recebe sugestões de 15 a 22 de abril

Plano Plurianual de 2026 a 2029 será elaborado após consulta pública e enviado para votação no Legislativo

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento Econômico, quer ouvir a população para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. O PPA é um instrumento de planejamento governamental que define diretrizes, objetivos e metas com o propósito de viabilizar a implementação e a gestão das políticas públicas, convergir a dimensão estratégica da ação governamental e orientar a definição de prioridades.

O objetivo da iniciativa é ampliar a participação a toda a população, ofertando um espaço democrático que, além de dar transparência, legitima o processo de planejamento orçamentário municipal. A opinião e as sugestões da população constituem o ponto central na construção do planejamento para o próximo PPA. “Nosso governo é próximo às pessoas e não poderíamos deixar de ouvir a sociedade para a elaboração do planejamento orçamentário dos próximos 4 anos”, disse o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB).

Segundo explica o secretário municipal de Finanças e Planejamento Econômico, Rafael Rastelli, a participação é eletrônica, por meio do site https://www1.marilia.sp.gov.br/ppa-formulario/. “A consulta estará aberta durante uma semana, de 15 a 22 de abril. Os cidadãos podem, por exemplo, selecionar a região da cidade onde moram, elencar projetos nas áreas de saúde, educação, segurança pública, assistência social, infraestrutura, mobilidade urbana, entre outros. Basta escolher as áreas e projetos que, em sua opinião, colaborem para o desenvolvimento da região em que vivem”, explicou o secretário. O sistema também permite aos cidadãos a escrever comentários que qualifiquem suas escolhas.

A participação da população na construção do PPA participativo é essencial para garantir que as necessidades reais da comunidade sejam atendidas. A Prefeitura Municipal de Marília incentiva os cidadãos a responderem o questionário disponibilizado, pois suas respostas contribuirão diretamente para a definição de prioridades e investimentos do município. Além disso, a participação nas audiências públicas permitirá um diálogo mais próximo entre a administração e a sociedade, promovendo transparência e eficiência na gestão dos recursos públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *