VariadosVariedades

Escritor Ramon Barbosa Franco participa de projeto na Unimar

Autor de ‘Getúlio Vargas, um legado político’ e ‘Canavial, os vivos e os mortos’, entre outras obras de ficção e não-ficção, foi convidado de um projeto dos estudantes de Publicidade e Propaganda da Universidade de Marília (Unimar)
O escritor e jornalista diplomado Ramon Barbosa Franco, um dos convidados do 1º Festival Literário de Marília, o Flim – que acontecerá até domingo, dia 18 de maio – participou de um podcast organizado como trabalho em comunicação social dos estudantes do primeiro ano do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Marília.
Sua participação ocorreu no âmbito de um podcast supervisionado pela professora e jornalista Tina Tavares, docente da Unimar na disciplina de História da Mídia. Ramon Barbosa Franco, que desde 2013 é correspondente regional da Folha de S. Paulo, compartilhou com os estudantes sua trajetória na imprensa e sua dedicação à escrita.
O autor de diversas obras, incluindo ‘Contos do Japim’, ‘A próxima Colombina’, ‘Canavial, os vivos e os mortos’, ‘Getúlio Vargas, um legado político’ e, mais recentemente, ‘Nhô Pai, poeta de Beijinho Doce’ e ‘Quatro Patas, a história de Pituco’, relembrou que seu interesse pela escrita começou aos 9 anos, quando escreveu a história “O Rinoceronte Branco”. Ele contou que a experiência no teatro o despertou para a criação literária, especialmente após se inspirar em uma foto do dramaturgo alemão Bertold Brecht em sua máquina de escrever.
Ramon Barbosa Franco iniciou sua carreira na imprensa aos 16 anos, em 1995, como repórter em Paraguaçu Paulista, e posteriormente trabalhou em Assis, Marília e São Paulo. Durante o encontro com os estudantes, ele os orientou a ler bons livros, assistir a bons filmes e ouvir boas músicas.
Além de sua atuação na imprensa, o jornalista também relatou sua experiência na assessoria de políticos e em campanhas eleitorais. O escritor compartilhou detalhes de seus trabalhos em outros países, como Paraguai, Argentina, Egito, Espanha, Cisjordânia, Israel e nos Emirados Árabes, incluindo Dubai e Abu Dhabi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *