FABRICAÇÃO DE VEICULOS AUTOMOTORES REGISTROU EM MARÇO,SEU MELHOR NÚMERO DESDE 2019
Março confirmou um avanço expressivo da indústria automotiva brasileira, com 264,1 mil veículos produzidos entre automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões. Segundo balanço divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o resultado representou alta de 35,6% na comparação com março de 2025 e de 27,6% em relação a fevereiro, consolidando o melhor mês para a produção desde outubro de 2019 e o melhor desempenho para março desde 2018.
Segundo o presidente da Anfavea, Igor Calvet, o volume registrado superou as expectativas do setor e chamou atenção por recolocar a produção em um patamar semelhante ao período pré-pandemia. No acumulado do ano, a fabricação chegou a 634,7 mil unidades, o que corresponde a um crescimento de 6% frente ao mesmo intervalo do ano passado.
Nos emplacamentos, o mercado também apresentou reação forte, com 269,5 mil autoveículos comercializados em março, melhor resultado para o mês desde 2013 e o melhor desempenho mensal desde dezembro de 2014. Na comparação anual, o avanço foi de 37,8%, enquanto frente a fevereiro a alta atingiu 45,5%. No primeiro trimestre, as vendas somaram 625,2 mil veículos, com expansão de 13,3% sobre igual período do ano anterior.
Para a entidade, apesar dos números positivos, o cenário ainda exige cautela. Calvet destacou que a conjuntura internacional, especialmente os conflitos no Oriente Médio, pode manter a pressão sobre o preço do petróleo e afetar o comportamento do setor nos próximos meses.
No segmento de caminhões, 8,8 mil unidades foram emplacadas em março, volume 31,9% superior ao de fevereiro, embora ainda 6,2% abaixo do registrado em março de 2025. Parte desse movimento, de acordo com a Anfavea, foi estimulada pelo programa federal Move Brasil, que oferece juros reduzidos para a troca de veículos mais antigos.
Já no comércio exterior, as exportações chegaram a 40,4 mil unidades, com crescimento de 21,1% sobre fevereiro e de 1,1% na comparação com março do ano passado. No mesmo período, as importações somaram 47,3 mil unidades, avanço de 40% ante fevereiro e de 25,7% sobre março de 2025.
Mantendo a projeção para 2026, a Anfavea estima alta de 3,7% na produção de veículos e crescimento de 2,7% no licenciamento até o fim do ano, mesmo diante das incertezas no cenário internacional.
Fonte da notícia: Agência Brasil, com dados da Anfavea.
Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil/Arquivo

























