VariadosVariedades

Cultura: Historiadores discutem o papel dos museus em Marília

A partir do acervo e histórico do Museu Municipal de Marília, três historiadores conversarão sobre Memória, Patrimônio e Museus.

A cidade de Marília recebe no próximo dia 30 de abril a “Roda do Museu – Conversa com Historiadores”, evento que propõe um espaço de diálogo entre pesquisadores e o público interessado em temas históricos. A atividade será realizada às 14h, no Auditório Municipal “Octávio Lignelli”, localizado na Avenida Sampaio Vidal, 245, piso superior.

Participam do encontro o professor doutor Áureo Busetto e o professor doutor Paulo Henrique Martinez, ambos da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Assis, a professora doutora Ana Clara Bortoleto Nery, diretora da Unesp Marília, além da professora doutora Paula Vermeersch, vinculada à Unesp de Presidente Prudente/Marília.

A secretária municipal da Cultura, Taís Monteiro, destacou a importância da iniciativa como forma de aproximar a população do conhecimento histórico e valorizar o patrimônio local.

“A ‘Roda do Museu’ é uma ação muito significativa para Marília, pois fortalece o diálogo entre a academia e a comunidade. Trazer pesquisadores reconhecidos para uma conversa aberta sobre memória, patrimônio e museus contribui para ampliar o olhar da população sobre a nossa própria história. Além disso, o evento marca um momento importante no processo de reorganização e reabertura do Museu Histórico Municipal. Queremos que esse espaço seja vivo, participativo e acessível a todos”, disse Taís.

A proposta é promover uma conversa aberta, permitindo a troca de conhecimentos e reflexões sobre diferentes abordagens da história, aproximando a produção acadêmica da comunidade.

A partir do acervo e histórico do Museu Municipal de Marília, os três historiadores conversarão sobre Memória, Patrimônio e Museus. Experiências de docência, pesquisa e extensão serão debatidas e o público poderá participar de um debate acadêmico e cultural, marcando o aniversário do município e o início de uma nova fase para o Museu Municipal.

O evento é promovido pela Secretaria da Cultura de Marília, por meio do Museu Histórico Municipal, pelo Grupo de Pesquisa Domus e pelo Museu Universitário da Unesp. A participação é aberta ao público.

SERVIÇO
Roda do Museu – Conversa com Historiadores
30/04 – 14h
Local: Auditório Municipal “Octávio Lignelli” – Av. Sampaio Vidal, 245 – piso superior
Evento Gratuito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *