Janela Para o JapãoNotícias

Toyota, Honda e Daihatsu paralisam fábricas no sudoeste do Japão após forte terremoto

Empresas interromperam a produção para proteger funcionários e inspecionar equipamentos; setor de semicondutores também verifica danos

O forte terremoto que atingiu Kumamoto nesta terça-feira (28) paralisou fábricas da Toyota, Honda e Daihatsu em diferentes pontos de Kyushu. As empresas interromperam a produção para proteger os funcionários e verificar possíveis danos nos equipamentos.

 Clique aqui para seguir o canal da Alternativa no WhatsApp

De acordo com a NHK, fabricantes de semicondutores e outros grandes grupos industriais com unidades em Kumamoto também avaliam os impactos do tremor.

Toyota interrompe produção em três fábricas de Fukuoka

A Toyota suspendeu as atividades em três fábricas localizadas na província de Fukuoka. A montadora tomou a medida para garantir a segurança dos funcionários e inspecionar as instalações.

 Acompanhe nossos canais e não perca nenhuma novidade

Além disso, a empresa verifica a situação das fabricantes responsáveis pelo fornecimento de peças.

Até o momento, a Toyota pretende retomar a produção na quarta-feira (29). No entanto, a montadora informou que acompanhará as condições antes de tomar uma decisão definitiva.

“Vamos acompanhar as informações mais recentes e agir com a segurança de todos os envolvidos como prioridade máxima”, declarou a empresa.

Honda mantém fábrica de Kumamoto parada

A Honda também interrompeu as atividades de sua fábrica em Ozu, na província de Kumamoto. Após o terremoto, a empresa liberou todos os funcionários para voltarem para casa.

Até o momento, a montadora não recebeu informações sobre feridos. Porém, os sprinklers entraram em funcionamento durante o tremor e causaram vazamentos e alagamentos em algumas áreas da fábrica.

Por isso, a Honda decidiu manter a unidade fechada durante o período entre a manhã e o fim da tarde de quarta-feira.

A Daihatsu, por sua vez, paralisou fábricas nas províncias de Fukuoka e Oita para garantir a segurança dos funcionários.

A empresa não encontrou danos graves nos prédios. Mesmo assim, decidirá sobre a retomada da produção na quarta-feira somente depois de inspecionar os equipamentos.

TSMC e Sony verificam possíveis danos

A TSMC, maior fabricante mundial de semicondutores por contrato, mantém uma fábrica em Kikuyo, na província de Kumamoto.

Após o terremoto, a empresa seguiu seus procedimentos de emergência e levou os funcionários para uma área segura fora da fábrica. A companhia também verifica a situação de cada trabalhador e possíveis danos na unidade.

O grupo Sony possui uma fábrica de semicondutores de uma subsidiária no mesmo município. A empresa reúne informações e avalia se o terremoto provocou prejuízos nas instalações.

Já a Bridgestone suspendeu temporariamente as atividades de sua fábrica em Tamana. A companhia não identificou danos nos equipamentos nem feridos entre os funcionários e pretende retomar a produção assim que confirmar a segurança do local.

Terremoto também fecha lojas de conveniência

O terremoto afetou ainda o funcionamento de lojas de conveniência. Às 18h desta terça-feira, cerca de 30 unidades da 7-Eleven estavam sem energia elétrica em Kumamoto. Parte delas suspendeu o atendimento.

Às 18h20, a Lawson mantinha fechadas 23 lojas em Kumamoto e uma em Kagoshima. Entre os motivos estava a dificuldade de funcionários para chegar ao trabalho.

A FamilyMart também informou que nove lojas permaneciam fechadas em Kumamoto às 17h30.

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *