Capital paulista soma 30 casos de sarampo em 2026, com dois novos registros
São Paulo confirmou nesta quarta-feira (9) dois novos casos de sarampo na capital, segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Os pacientes são crianças com menos de 2 anos de idade.
Com as novas confirmações, o estado chega a 30 casos da doença somente em 2026. Do total, 22 pessoas não haviam sido vacinadas ou apresentavam esquema vacinal incompleto.
Por causa do aumento de notificações, uma ampla campanha de vacinação foi realizada em agosto em Guarulhos e São Bernardo do Campo, cidades que concentraram os casos. Mais de 2,5 milhões de doses da vacina foram aplicadas no estado somente no último mês, informou a pasta.
Diante do cenário epidemiológico, a secretaria recomenda que a população procure a unidade de saúde mais próxima da residência para verificar a situação vacinal e atualizar a imunização.
No calendário, as crianças devem receber duas doses: a primeira aos 12 meses e a segunda aos 15 meses. Pessoas de 15 meses a 29 anos devem ter duas doses registradas, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas. Já quem tem de 30 a 59 anos precisa de ao menos uma dose na caderneta. Trabalhadores da saúde devem ter duas doses, independentemente da idade.
Para bebês de 6 meses a 11 meses e 29 dias que moram em São Paulo, Guarulhos e São Bernardo do Campo, a dose zero da tríplice viral segue disponível. A indicação também vale para crianças dessa faixa etária que tiveram contato com pessoas com suspeita ou confirmação de sarampo, conforme avaliação das equipes de vigilância. Mesmo assim, a dose zero não substitui as doses do calendário: a criança vacinada antes de 1 ano deve receber normalmente a primeira dose aos 12 meses e a segunda aos 15 meses.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL
IMAGEM: GERADA PELO SITE USANDO I.A.































