Rede Yoshinoya demite diretor por comentário depreciativo sobre as mulheres
A Yoshinoya Holdings Co. disse nesta terça-feira (19) que demitiu um diretor-gerente que fez comentários depreciativos sobre deixar jovens ingênuas “viciadas” em seus produtos, dizendo que sua conduta era “completamente inaceitável”.
Masaaki Ito, diretor administrativo da empresa – que é conhecida por suas refeições baratas, compostas por arroz e carne bovina – fez as observações em uma palestra de marketing na Universidade Waseda, em Tóquio, no fim de semana. Um porta-voz da empresa disse que não poderia confirmar as palavras exatas de Ito. E Ito não estava disponível para comentários.
A Yoshinoya, que nos últimos anos fez esforços para expandir o apelo de seus pratos para clientes mulheres, disse que destituiu Ito a partir de segunda-feira (18).
“Suas palavras e atos extremamente inaceitáveis não podem ser tolerados do ponto de vista dos direitos humanos e questões de gênero”, disse a Yoshinoya em comunicado. Mais tarde, a empresa disse que reduziria o salário do presidente da empresa, Yasutaka Kawamura, em 30% por um período de três meses até junho.
Embora o Japão tenha dado passos em direção à igualdade de gênero, o país permanece muito atrás em muitos aspectos e ficou em 120º lugar entre 156 nações em participação econômica e oportunidade das mulheres no índice Global de 2021 do Fórum Econômico Mundial.
O tópico foi tendência no Twitter japonês, com muitas postagens expressando indignação.
“Vamos desconstruir essa observação – ele mostrou desprezo pelas mulheres, jovens, pessoas do meio rural e os produtos de sua própria empresa”, escreveu um. “Em suma, ele praticamente insultou a maioria dos clientes de sua empresa.”
A universidade também pediu desculpas.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE