Inspeção do vulcão Sakurajima descarta mudanças significativas na área
Um observatório meteorológico no sudoeste do Japão informou que uma investigação realizada no vulcão Sakurajima não revelou quaisquer mudanças significativas na área. O vulcão teve uma forte erupção na noite de domingo.
O observatório na província de Kagoshima diz que o vulcão entrou em erupção por volta das 20 horas do domingo, lançando grandes rochas a distâncias de até 2,5 quilômetros para o leste da cratera. O observatório elevou seu alerta de erupção para o nível 5 – o mais alto da escala. Esta foi a primeira vez que o nível mais alto, o qual requer a evacuação da área, foi emitido para o vulcão Sakurajima.
Na manhã de segunda-feira, o observatório enviou uma equipe de investigação para determinar até onde exatamente as rochas haviam sido lançadas e o grau de danos causados. A equipe encontrou cinzas vulcânicas nas partes norte e leste do vulcão, mas nenhuma mudança significativa. Uma pesquisa aérea utilizando helicóptero foi dificultada por nuvens sobre a cratera.
Autoridades estão alertando para novas erupções de mesma escala, já que os movimentos da crosta indicam que o vulcão continua a se expandir mesmo após a erupção. Pedem que as pessoas em um raio de 3 quilômetros de distância das duas crateras se mantenham em alerta para rochas vulcânicas que podem ser lançadas ao ar. Também alertam para a possibilidade de fluxos piroclásticos em um raio de cerca de 2 quilômetros das crateras.
FONTE : NHK PORTUGUÊS