Santa Casa de Marília recebe ministro da Saúde Marcelo Queiroga
A Santa Casa de Marília recebeu o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, neste dia 12 de novembro. Após um bate-papo informal com representantes da direção da unidade hospitalar filantrópica mariliense, da Prefeitura e autoridades, no salão de reuniões, o membro do primeiro escalão do governo federal percorreu diversos setores do hospital (Hemodinâmica, Hemodiálise, Unidade de Tratamento de Queimados e Medicina Hiperbárica) e aplicou dose de vacina contra a poliomielite em criança, em estímulo à campanha de vacinação no Estado de São Paulo.
A Câmara Municipal de Marília entregou ao ministro da Saúde o título de Visitante Ilustre e a Prefeitura de Marília a honraria de Hóspede Oficial do Município.
Queiroga tratou de questões importantes relacionadas ao período em que está no comando do Ministério da Saúde, mencionou a inclusão da Santa Casa de Marília no Programa QualiSUS Cardio. “Os hospitais que demonstram produção pelo Sistema Único de Saúde merecem um incentivo e a instituição de Marília está de parabéns pelo empenho nos atendimentos na referida área”.
Em visita às obras para implantação da Nova Radioterapia da Santa Casa de Marília, com investimentos de R$ 8,8 milhões do governo federal e previsão de inauguração para setembro de 2023, o ministro da Saúde mencionou o esforço da União para investimentos na área de Oncologia. “O hospital faz parte do Plano de Expansão da Radioterapia pelo SUS. Autorizamos as obras e em breve a região de Marília terá mais um equipamento para atender a demanda em âmbito regional”.
Com o novo serviço, o Centro de Oncologia da unidade hospitalar filantrópica mariliense, com mais de 20 anos de tradição, vai passar a realizar um atendimento integral ao paciente no tratamento do câncer, em âmbito regional.
Atualmente, já são realizadas 21 mil consultas, 14 mil sessões de quimioterapia, 1 mil internações e 500 cirurgias por ano na Santa Casa de Marília, sendo mais de 70% dos seus atendimentos realizados via SUS.
O provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, ressaltou que o ministro Marcelo Queiroga sempre se mostrou receptivo aos pleitos do hospital. “Fomos recebidos em 18 de dezembro do ano passado em Brasília e mostramos a ele a importância da implantação da Unidade de Radioterapia. Estamos muito agradecidos, não apenas por esta obra, mas por todo apoio recebido durante a atual gestão da Saúde no Governo Federal”.
Esta foi a segunda visita de um ministro de estado à Santa Casa de Marília em quatro anos. Em 2018, o então ministro Ricardo Barros esteve na instituição mariliense. “É uma honra para nós recebermos estes representantes tão nobres. Isso mostra que estamos no caminho certo”, finalizou Norival Carneiro Rodrigues.