Janela Para o JapãoNotícias

Prefeitura mente para brasileira ao dizer que estrangeiros não têm direito ao seikatsu hogo: “Volta para o Brasil”

Uma brasileira teve o auxílio subsistência (seikatsu hogo) negado pela prefeitura de Anjo (Aichi) e um funcionário que a atendeu mentiu para ela com informações falsas, dizendo que os estrangeiros não têm direito ao benefício, informou o jornal Mainichi nesta sexta-feira (23).

“Volta para o Brasil”, teria dito o funcionário durante o atendimento, segundo o jornal.

A brasileira, de 41 anos, foi até a prefeitura no mês passado para pedir ajuda. Ela tem dois filhos, um de 1 ano e outro no ensino primário, e seu marido foi preso por dirigir sem carteira de habilitação, depois de ter sido demitido de uma fábrica de autopeças devido à pandemia da Covid-19.

Além de ter dito que os estrangeiros não podem receber o seikatsu hogo, o funcionário passou outra informação falsa à brasileira, dizendo que o marido dela perderia o visto por ter sido preso.

O funcionário disse ainda que a prefeitura não poderia ajudar e sugeriu que ela consultasse o Departamento de Imigração ou o consulado brasileiro.

No final de novembro, com a ajuda de advogados, a brasileira conseguiu aprovação para receber o seikatsu hogo, mas a prefeitura solicitou que ela usasse o dinheiro do benefício para pagar aluguéis atrasados do apartamento público onde mora e quitar um empréstimo do governo destinado a ajudar pessoas atingidas financeiramente pela pandemia.

Na quinta-feira (22), segundo o jornal, a brasileira recebeu o primeiro pagamento do benefício e o chefe do departamento de bem-estar social da prefeitura pediu desculpas pela forma como o funcionário a atendeu.

“Fiquei muito abalada psicologicamente e com medo de ir à prefeitura. Gostaria que os estrangeiros fossem tratados como seres humanos”, disse a brasileira, de acordo com o jornal, levantando preocupações de que outras pessoas em dificuldades financeiras poderiam estar passando pela mesma situação de descaso.

Antes de ter conseguido o benefício, ela precisou receber ajuda de amigos e conhecidos com comida e leite para alimentar os filhos.

O seikatsu hogo é uma ajuda em dinheiro mensal oferecida pelo governo aos desempregados e aos cidadãos sem as mínimas condições de sobrevivência que não podem trabalhar por algum motivo. Os estrangeiros residentes no país também têm direito ao benefício, desde que atendam aos requisitos.

FONTE : ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *