Japão vai tornar mais rápido o sistema de alerta de míssil J-Alert
O governo do Japão prepara-se para aperfeiçoar o sistema emergencial de alerta de míssil J-Alert, que se destina a advertir a população sobre lançamentos de mísseis pela Coreia do Norte.
Mísseis balísticos norte-coreanos foram lançados em outubro e em novembro deste ano. Em novembro, contudo, o alerta foi emitido após o momento em que era estimada a passagem do míssil sobre o Japão. Para solucionar o problema, o governo planeja ampliar as áreas de cobertura do alerta com a combinação de localidades vizinhas.
Atualmente a emissão dos alertas é feita com abrangência provincial. Autoridades explicam que, assim, é necessário um tempo excessivo para a análise de informações com o objetivo de limitar a abrangência das áreas de risco. Segundo as autoridades, a mudança deverá antecipar em cerca de um minuto os anúncios de alerta em relação ao tempo que foi necessário para fazer soá-lo em outubro.
As autoridades também dizem que o aperfeiçoamento deverá ser concluído em cerca de seis meses. O objetivo é colocar o sistema aperfeiçoado em funcionamento em meados de 2023.
FONTE : NHK PORTUGUÊS