VariadosVariedades

1ª Caminhada Janeiro Branco tem apoio da Câmara de Marília

O Grupo de Apoio e Prevenção do Suicídio está organizando a 1ª Caminhada Janeiro Branco, no próximo dia 28 de janeiro.

Nesta quinta-feira (26), um dos responsáveis pela campanha, o psicólogo Welington Silva, se reuniu com o presidente da Câmara de Marília, Eduardo Nascimento (PSDB) e com o vereador, Luiz Eduardo Nardi (Podemos), em busca de apoio do legislativo para o evento e para as futuras ações de prevenção do suicídio.

O psicólogo explicou que através de ações públicas é possível conscientizar as pessoas.

“A Campanha Janeiro Branco tem como principal objetivo, colocar em evidência a saúde mental e a saúde emocional, afim de conscientizar a sociedade de que os transtornos são comuns e que não devem ser vistos com preconceito”, disse Silva.

Dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde, apontam que cerca de 11 milhões de brasileiros sofrem de depressão (uma das principais causas do suicídio) e outros 18 milhões têm distúrbios ligados à ansiedade.

“Por isso, é importante levar a mensagem da campanha às pessoas e gerar reflexões, indagações e visibilidade à saúde mental. Conscientização leva à informação e combate o preconceito”, destacou Welington Silva.

O presidente da Câmara, Eduardo Nascimento, se prontificou a apoiar e participar das campanhas de prevenção do suicídio.

“Esta é uma triste realidade, não só de nossa cidade, mas de todo o mundo. A depressão e os transtornos de ansiedade matam jovens, homens, mulheres, idosos, ricos e pobres. Ela não faz distinção e pode ser detectada dentro do nosso próprio lar. Por isso, é preciso chamar a atenção da população, conscientizar, divulgar dados, fazer a prevenção e estar, a todo momento, lembrando que esse problema pode estar mais próximo do que imaginamos. É nossa obrigação enquanto personagens da política pública de Marília, apoiarmos e participarmos dos programas de prevenção e combate ao suicídio”, disse Nascimento.

O vereador Luiz Eduardo Nardi destacou que as ações de prevenção devem diminuir o número de casos em Marília.

“Essa iniciativa retira o véu dos casos de suicídio e doenças mentais em nossa cidade. Ações como esta, podem trazer a informação de maneira transparente e ao mesmo tempo, alertar os familiares em relação aos cuidados a serem observados com os que sofrem dessa doença e transtornos”, enfatizou Nardi.

A 1 ª Caminhada Janeiro Branco acontece no dia 28 de janeiro (sábado) e terá como ponto de partida o SESI (avenida João Ramalho), às 10h. A participação é gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *