Cuidado para não ser vítima do golpe por SMS
O serviço de entrega de produtos comprados nas lojas online vem aumentando no Japão, como Amazon, Rakuten e outros. Com isso, os golpistas se aproveitam para enviar mensagens de texto (SMS) enganosas.
“Trouxe a sua encomenda mas estava ausente e a levei de volta. Confira por aqui (link malicioso)”, na tradução livre.
Há casos de pessoas que abriram o link acidentalmente, um de smishing. Já deve ter ouvido falar do phishing que rouba dados pessoais, mas que funciona de forma diferente.
O smishing é um outro tipo de fraude aplicado através de SMS ou mensagem de texto do smartphone. Ao abrir o link a quadrilha de golpes quer roubar as informações pessoais, por isso, jamais forneça algum dado como os do banco, senha da Apple ou de outras empresas onde têm conta como os apps de pagamento.
Segundo uma empresa de análise de casos de smishing, o número em 2022 dobrou em relação ao ano anterior. A maioria das mensagens de texto (SMS) em 2022, maliciosas, foram disfarçadas de:
- 30% de serviço de entrega de encomendas
- 23% de companhias de telecomunicação
- 20% de órgãos públicos
Por isso, jamais abra uma mensagem de texto de origem duvidosa, mande-a direto para a lixeira.
Vale lembrar que as empresas como Yamato e Sagawa enviam mensagens para os clientes cadastrados através de e-mail ou pelo LINE. As demais empresas como Apple e bancos jamais irão enviar SMS para solicitar sua senha ou outros dados.
Outro detalhe é que os links enviados para esse golpe, em geral, são encurtados.
FONTE : PORTAL MIE