Marília recepciona secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em encontro realizado pelo conselho municipal
Secretários Wânia Lombardi (Direitos Humanos) e Delegado Damasceno (Assistência e Desenvolvimento Social) participaram
O secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, esteve em Marília nesta segunda-feira, dia 10 de abril, para encontro promovido pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Marília com apoio da Prefeitura de Marília na sede da Acim (Associação Comercial e de Inovação de Marília) que teve como tema a conscientização sobre o autismo. ‘Conscientização e Chamado para Politizar Ações sobre Autismo’ contou com as participações dos secretários Wânia Lombardi (Direitos Humanos), Delegado Wilson Damasceno (Assistência e Desenvolvimento Social), vereador Dr Elio Ajeka (PP), presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Castro e representante da diretoria do Espaço Potencial, Lourdes Santos, além de convidados.
Realizado pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Marília, com incentivo da Prefeitura Municipal de Marília, o encontro teve a dedicação do Núcleo PCD da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos, engajado pela supervisora Adriana Gratão. A programação incluiu a participação do músico Oséias Gonçalves Ponce, compositor, pedagogo e musicoterapeuta do Espaço Potencial. Também teve a participação do jovem autista Elias Florencio, de 17 anos, que atualmente cursa a segunda série do Ensino Médio e é considerado um dos melhores alunos de sua turma.
Outro importante momento do encontro foi a palestra com a professora doutora Aila Narene Dahwache Rocha, terapeuta ocupacional com mestrado e doutorado em Educação pela Unesp (Universidade Estadual Paulista). O secretário de Estado Marcos da Costa, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, vem ampliando o plano estadual de atendimento ao autismo. No começo deste mês, o secretário lançou o Plano Estadual Integrado que irá alinhar, articular e ampliar os serviços de atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o Estado. A estimativa da pasta estadual é que cerca de 460 mil pessoas sejam atendidas pela iniciativa. Criado em 2007 pela ONU (Organização das Nações Unidas), o Dia Mundial e Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo é celebrado anualmente em 2 de abril.