Janela Para o JapãoNotícias

Japão quer subsidiar operação de fábricas estrangeiras de chips no país

O primeiro-ministro Kishida Fumio afirma que seu governo irá fazer grandes investimentos para ajudar fabricantes estrangeiras de chips a trazerem mais de suas operações para o Japão.

Na quinta-feira, o premiê teve uma reunião com executivos das firmas TSMC, de Taiwan, com a sul-coreana Samsung Electronics, e com a Micron Technology, dos Estados Unidos, entre outras.

Executivos da Micron Technology afirmam que pretendem investir até cerca de 3,6 bilhões de dólares para desenvolver e produzir na província de Hiroshima chips de memória de última geração.

Funcionários da Samsung também estão considerando construir um centro de pesquisa e desenvolvimento no Japão. Kishida afirmou que seu país providenciaria assistência financeira para tornar o plano realidade.

Lideranças japonesas estão atentas em relação a ameaça que as tensões sino-americanas colocam sobre as cadeias de suprimento de semicondutores, e, ademais, sobre a segurança econômica. Assim, destinaram cerca de 9,5 bilhões de dólares, em um orçamento suplementar do ano fiscal de 2022, para subsidiar o desenvolvimento e a produção de chips no Japão.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *