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Treinamento para intérpretes das crianças estrangeiras com transtornos do desenvolvimento

Para o auxílio das crianças estrangeiras com ou suspeitas de transtornos de desenvolvimento iniciou-se no sábado (27), na cidade de Tsu (Mie), um programa de treinamento para profissionalização dos intérpretes.

O treinamento está sendo realizado pela Fundação de Intercâmbio Internacional de Mie (MIEF) e neste ano fiscal conta com a participação de intérpretes dos idiomas português, vietnamita, espanhol e filipino.

No primeiro dia de treinamento se reuniram 18 intérpretes, entre brasileiros e filipinos. “Fazer o trabalho de intérprete para as crianças com transtornos de desenvolvimento é uma tarefa delicada que afeta o futuro delas, por isso é importante ter empatia com elas”, explicou o professor Akio Nishimura (西村明夫), também diretor representante da Associação de Apoio à Interpretação de Assuntos Públicos do Japão (Cots).

Os participantes ouviram atentamente e fizeram anotações durante a explicação do diretor Nishimura, o qual falou da prioridade na compreensão do cenário e da cultura da criança e do seu tutor, bem como ouvir as opiniões das partes sem contestá-las.

Uma participante brasileira, na faixa dos 40 anos disse: “Aprendi sobre como fazer uma interpretação correta e sobre a obrigatoriedade da confidencialidade. A partir de agora quero trabalhar fazendo a conexão entre os estrangeiros e os profissionais da área de saúde”.

Serão mais três dias de treinamento e depois os participantes poderão trabalhar em instituições médicas e repartições públicas como intérpretes para as crianças com ou suspeita de um dos transtornos de desenvolvimento.

Segundo o MSD, os distúrbios do desenvolvimento são:

  • Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • Transtornos do espectro autista (TEA)
  • Dificuldades de aprendizagem, como dislexia e deficiências em outras áreas acadêmicas
  • Deficiência intelectual
  • Síndrome de Rett e outros

FONTE: PORTAL MIE

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