Bosque Municipal recebe espetáculo teatral “Maria Peregrina” neste sábado, dia 27
Com apoio da Secretaria Municipal da Cultura, evento acontecerá às 16h com entrada gratuita
Neste sábado, dia 27 de novembro, o Grupo Teatral Soarte, da cidade de Ourinhos, traz para Marília o espetáculo teatral “Maria Peregrina”. O espetáculo acontecerá às 16h no Bosque Municipal “Rangel Pietraroia”. A entrada é gratuita.
O evento é apoiado por edital do Proac Expresso Lei Aldir Blanc, do governo do estado de São Paulo e recebeu o “Prêmio por histórico de realização em teatro”. Em Marília, recebe também o apoio da Secretaria Municipal da Cultura.
A peça teatral tem texto de Luis Alberto de Abreu e apresenta características do teatro popular, com referências como a Folia de Reis e aborda o universo cultural do interior do estado de São Paulo. É um espetáculo que traz na sua dramaturgia momentos de drama e comédia e tem o objetivo de levar ao público entretenimento e reflexão.
SINOPSE DA PEÇA
Um romeiro a caminho de Aparecida encontra uma mulher desmemoriada na beira da estrada. A partir deste encontro, o romeiro ajuda a mulher a relembrar sua identidade. Três histórias distintas que envolvem drama e comédia se entrelaçam, permitindo que a memória desta mulher misteriosa seja reconstruída.
As histórias narradas pelo romeiro resgatam lembranças e acontecimentos que revelam a vida de Maria Peregrina, personagem do folclore popular do interior do estado de São Paulo, considerada santa pela população de São José dos Campos, cidade onde viveu e faleceu.
FICHA TÉCNICA
Direção: Leandro Faria
Produção: Marcelo Piraju
Elenco: Rubia Rochetto, Bruna Domingues, Weber Carvalho, Leandro Faria, Neguitinho e Leandro de Paula.
Cenografia: Nilza Guerreiro
Contrarregra: Lucas Silva
HISTÓRICO DO GRUPO
A Associação Cultural Soarte iniciou suas atividades na cidade de Ourinhos em 1993. Durante esses anos a Soarte contribuiu para o desenvolvimento cultural da cidade, realizando espetáculos, oficinas, exposições, debates e outras atividades ligadas à cultura.
Até o ano de 2008 o grupo foi dirigido pelo Sérgio Nunes Faria, artista que contribuiu ativamente para o desenvolvimento da cultura na cidade e região. Sérgio faleceu em 2008, e a partir deste ano o grupo começou a ser dirigido pelo diretor e ator Leandro Faria. O grupo trabalha com um teatro de repertório, e desenvolve peças adultas e infantis.
As peças infantis que o grupo produz são educativas e ajudam as crianças a se informarem, sobre temas importantes como o combate ao trabalho infantil e a exploração sexual infantil.
A Soarte já realizou também espetáculos infantis sobre o meio ambiente, coleta seletiva de lixo e prevenção de DSTs, para o público infanto-juvenil. O grupo já viajou para sete estados do país, se apresentando em mais de cem cidades.
Durante sua trajetória de 28 anos de teatro, a Soarte já realizou muitos projetos culturais e participou de mostras e festivais teatrais. Em 2018 a associação foi contemplada como Ponto de Cultura, no edital de chamamento e seleção para premiação de iniciativas da “Rede de Pontos de Cultura da Política Nacional de Cultura Viva no Estado de São Paulo.