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Acidente fatal envolvendo idoso faz crescer devolução voluntária de habilitação no Japão

Depois de um acidente de trânsito em 2019 que resultou na morte de uma mãe e sua filha e na condenação do motorista de 90 anos, o número de entregas voluntárias de carteiras de motoristas idosos às autoridades aumentou, segundo a Jiji Press.

O acidente envolvendo o motorista Kozo Iizuka, de 90 anos, que terminou ainda com nove pessoas feridas, despertou o interesse da população e a atenção das autoridades com relação a motoristas idosos. Muitos desses motoristas desistiram de dirigir após o acidente.

O aumento de entrega voluntária de habilitação em 2019, que aumentou em cerca de 180.000 em relação ao período anterior, passou para um recorde de cerca de 600.000, segundo a Agência Nacional de Polícia.

Motoristas com 75 anos de idade ou mais representam cerca de 60% do total.

No ano passado, a entrega voluntária de carteira de motorista caiu para cerca de 550.000, provavelmente devido à pandemia da Covid-19, que desencorajou as pessoas, especialmente idosos, de irem até as autoridades para terem suas licenças canceladas.

Kozo Iizuka, ex-chefe da extinta Agência de Ciência e Tecnologia Industrial do Ministério do Comércio e Indústria, dirigia seu carro e invadiu o farol vermelho em alta velocidade num cruzamento em Ikebukuro, Tóquio.

Na quinta-feira (2) ele foi condenado a 5 anos de prisão por negligência por confundir o pedal do acelerador com o freio, resultando na morte de Mana Matsunaga, 31 anos, e de sua filha de 3 anos, Riko.

Durante o julgamento, Iizuka se declarou inocente, alegando que perdeu o controle do veículo devido a um problema mecânico. Ele também disse que poderia ter confundido os pedais porque ficou em pânico.

Nenhum problema com o carro foi encontrado em uma perícia realizada após o acidente, e não havia evidências de que ele tivesse pisado no freio.

No mês de dezembro de 2019, oito meses após o acidente fatal em Tóquio, um painel de especialistas da Agência de Polícia propôs medidas de prevenção de acidentes com motoristas idosos.

Em junho de 2020 a lei de trânsito foi revisada, tornando obrigatórios os testes de habilidade para motoristas com 75 anos de idade ou mais com histórico de infrações nos últimos três anos, como ignorar o sinal vermelho e excesso de velocidade.

A lei revisada também exige a criação de um novo tipo de licença com a qual os motoristas só podem dirigir veículos equipados com sistemas de suporte de segurança, como frenagem automática.

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

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