Janela Para o JapãoNotícias

Mais de 14 mil permanecem em abrigos 4 semanas após poderoso terremoto

Quatro semanas após o poderoso terremoto que atingiu a península de Noto, no dia 1º deste mês, mais de 14.000 pessoas continuam em condições precárias em centros de evacuação em Ishikawa, publicou a NHK.  

Até o domingo (28) as autoridades locais contaram que são 490 centros de evacuação onde estão abrigadas 14.500 pessoas. 

Entre tantos outros, um dos problemas mais graves são as condições sanitárias nesses locais, com os evacuados lutando para manter os abrigos limpos e reduzir os riscos de doenças infecciosas. 

Ainda hoje mais de 90 pessoas estão vivendo em seus carros. Mas as autoridades tentam saber onde estas pessoas estão para oferecer o apoio necessário. 

O terremoto e o tsunami também abalaram gravemente a economia local. Um homem que mantém mais de 100 vacas em sua fazenda em Suzu disse que o tremor inutilizou um de seus quatro celeiros. Outros ainda estão sem água, dificultando os cuidados com os animais. 

Para não piorar a situação, o proprietário precisou liberar 40 vacas. “Estou muito triste por deixar minhas vacas irem. Não há nenhum lugar onde eu possa ir para desabafar minha raiva pelas minhas dificuldades. Quero que todos saibam a situação pela qual os agricultores estão passando. Nós realmente precisamos de ajuda.”

O prefeito de Wajima, Shigeru Sakaguchi, pediu apoio de longo prazo: “Levará muito tempo para reconstruir vidas e meios de subsistência. É necessária assistência de médio e longo prazo para mão de obra, materiais, equipamentos e fundos. Gostaria de pedir às pessoas que oferecessem apoio.”

Na região de Noto mais de 43 mil casas foram danificadas no tremor e mais de 42 mil famílias ainda vivem sem fornecimento de água apenas em Ishikawa. 

Equipes de resgate 

A busca por pessoas que não conseguiram escapar dos escombros de suas casas continua. No domingo (28) as equipes encontraram um corpo na cidade de Suzu, onde um templo desabou devido a um deslizamento de terra. 

A julgar pelas suas roupas, as equipes acreditam que se trate de Nagayo Ohiro, 55 anos, o principal sacerdote do templo. 

O corpo foi encontrado por volta das 10h10 no chão de terra do local, que estava sendo cuidadosamente escavado com equipamentos pesados. A família confirmou e os bombeiros reunidos no local fizeram um momento de silêncio.

Mais terremotos

As autoridades meteorológicas disseram que as pessoas na península de Noto devem continuar atentas pois ainda há risco de ocorrerem terremotos com magnitude 5 ou ainda mais fortes, segundo a NHK. 

O número de terremotos na região de Noto e arredores tem diminuído nestas quatro semanas. No entanto, a atividade sísmica continua. Até às 4h de domingo foram observados 1.534 tremores com intensidade 1 ou superior na escala japonesa, que vai de zero a 7.

Devido à chuva e à neve que atingem a região, aumentou o risco de ocorrerem deslizamentos de terra. 

Aos desabrigados, as autoridades pedem que, na medida do possível, mantenham-se aquecidos, para evitar a hipotermia. 

Além disso, recomendam que se mantenham em movimento também para evitar a chamada síndrome da classe econômica, quando ocorre o entupimento de vasos sanguíneos nos membros inferiores. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *