Painel Científico para a Amazônia (SPA) lança curso gratuito sobre o bioma
A Amazônia, a maior floresta tropical e bacia hidrográfica do mundo, enfrenta desafios urgentes como desmatamento, degradação, mudanças climáticas e ilegalidades. Em resposta, o Painel Científico para a Amazônia (SPA) está dando um passo importante para promover uma melhor compreensão dessas ameaças e seus impactos. Isso tem sido feito para promover a conscientização e a participação popular no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a Amazônia. Em colaboração com a SDG Academy, o WWF e o Banco Mundial, e com o apoio financeiro do Global Environment Facility (GEF), a SPA lançou hoje o seu inovador curso on-line aberto e massivo (MOOC) , “A Amazônia Viva: Ciência, Culturas e Sustentabilidade na Prática“.
O curso gratuito, disponível em Inglês, Espanhol e Português, visa proporcionar aos participantes uma compreensão abrangente dos desafios que esta região vital enfrenta. Abrange tendências atuais, ameaças e impactos nos ecossistemas da Amazônia, bem como as práticas sustentáveis essenciais para salvaguardar a região e promover o desenvolvimento sustentável. Ministrado por especialistas que abrangem uma variedade de disciplinas, incluindo biodiversidade, conservação, mudança no uso da terra, ciências climáticas e antropologia, o curso atende estudantes e profissionais de todos os setores.
“A inscrição no MOOC é fundamental para profissionais, estudantes e líderes de diversos setores que buscam compreender o papel que a Amazônia desempenha na regulação do clima global, na conservação da biodiversidade e na prestação de serviços ecossistêmicos essenciais. Compreender esses processos que fazem da Amazônia um conjunto de ecossistemas vitais para o nosso planeta é crucial para a conservação da floresta e seus benefícios para a sociedade”, disse Carlos Nobre, Co-presidente do SPA, climatologista de renome mundial e instrutor do curso.
O conteúdo do curso baseia-se no principal Relatório de Avaliação da Amazônia de 2021 , produzido pelos cientistas do SPA e lançado na COP26 em Glasgow, bem como em várias publicações recentes do SPA . Os participantes explorarão profundamente as origens, a biodiversidade e o significado cultural da Amazônia. Compreenderão o seu papel crítico na regulação climática global e os riscos colocados pela sua degradação. Através de conhecimentos sobre o manejo indígena da floresta, os participantes aprenderão sobre as práticas de gestão sustentável e, ao analisar ameaças como o desmatamento, eles obterão uma compreensão diferenciada dessas questões complexas. Em última análise, o curso visa inspirar a defesa e a implementação de soluções sustentáveis para a conservação da Amazônia.
Os principais estudiosos e especialistas da Amazônia, incluindo líderes indígenas, atuam como docentes neste MOOC, dentre eles:
- Carlos Nobre, Co-presidente do SPA e pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo;
- Nadino Calapucha, Líder Kichwa Amazônico e Presidente da Fundação de KAMBAK;
- Jhan-Carlo Espinoza, Diretor de Pesquisa do Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável (IRD);
- Philip Fearnside, Pesquisador Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA);
- Susanna Hecht, professora da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA);
- José Marengo, Coordenador Geral do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN);
- Lilian Painter, Diretora do Programa Nacional da Bolívia na Wildlife Conservation Society (WCS);
- Camila Ribas, Cientista do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); e
- Martha Rosero-Peña, Diretora de Inclusão Social (Bolsista Afrodescendente) da Conservation International.
O curso é gratuito, com certificação paga opcional. É individualizado, com estimativa de oito semanas necessárias para conclusão. Nenhum conhecimento prévio é necessário, tornando-o acessível a um amplo público em todo o mundo. O curso permanecerá acessível ao público por tempo indeterminado. Para mais informações e inscrições, acesse o site do curso aqui .
Sobre o Painel Científico para a Amazônia
O Painel Científico para a Amazônia (SPA) é a primeira iniciativa regional de ciência de alto nível dedicada à Bacia Amazônica. O Painel foi criado para tornar claros os argumentos científicos, econômicos e morais a favor da conservação, além de abordar o desmatamento generalizado, a degradação florestal e os incêndios florestais que se intensificaram nos últimos anos, bem como para promover o desenvolvimento sustentável na região. Hoje, o Painel é composto por mais de 250 cientistas que divulgaram o Relatório de Avaliação da Amazônia 2021 na COP26. Esse Relatório tem sido chamado de “enciclopédia” da região amazônica. O SPA é organizado sob os auspícios da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (SDSN). O Professor Jeffrey Sachs, Presidente da
SDSN, é o organizador, a Sra. Emma Torres é a Coordenadora Estratégica e os cientistas doutores, Carlos Nobre e Marielos Peña Claros, são os co-presidentes do SPA. Saiba mais: https://www.aamazoniaquequeremos.org/
A maior floresta tropical e bacia hidrográfica do mundo enfrenta desafios urgentes como desmatamento, degradação, mudanças climáticas e ilegalidades.
FONTE: WWF BRASIL