Economia do Japão encolhe 1,8% no trimestre janeiro-março, diz governo
A economia do Japão encolheu 1,8% real anualizado no trimestre janeiro-março, revisado para cima em relação à leitura anterior, que previa um declínio de 2%, informou o Gabinete do Governo nesta segunda-feira (10), noticiou a Kyodo News.
Esta foi a primeira contração em dois trimestres devido ao fraco consumo doméstico e aos efeitos de um escândalo de manipulação de dados de segurança por uma empresa do grupo Toyota Motor Corp., que prejudicou a produção e as exportações.
Ajustado pela inflação, o Produto Interno Bruto (PIB) do Japão caiu 0,5% em relação ao trimestre anterior, inalterado em relação ao relatório preliminar quando arredondado.
O número representou precisamente uma queda de 0,46%, em comparação com os 0,50% relatados anteriormente, que, quando anualizados, resultaram na revisão de 0,2%, de acordo com o governo.
O investimento de capital sofreu uma queda de 0,4% pelo segundo trimestre consecutivo.
Outro item que sofreu queda foi o consumo doméstico, que representa mais da metade da força econômica do país.
O consumo privado caiu 0,7%, inalterado em relação à leitura anterior.
As exportações caíram 5,1%, a um ritmo mais rápido do que o declínio de 5% registados no relatório anterior, refletindo os efeitos mais amplos do escândalo entre fabricantes de automóveis.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE