Programa Saúde na Escola: articulação entre Secretarias Municipais de Educação e Saúde com a Óptica Gold Silver visa ampliar atendimento às crianças carentes com exames e óculos gratuitos
Termo de cooperação foi renovado para a continuidade do projeto na rede municipal de ensino
A Prefeitura Municipal de Marília e Optica Gold Silver, através do Programa Saúde na Escola (PSE) promovido pelo Ministério da Saúde e aplicado em Marília, atualmente em 10 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), renovaram o termo de cooperação para a continuidade do desenvolvimento de Projeto de Acuidade Visual que visa oferecer , após exames médicos, doações de óculos de grau e lentes corretivas para alunos de famílias de baixa renda.
A assinatura aconteceu logo após reunião entre o chefe do gabinete do prefeito Daniel Alonso (PL) Levi Gomes de Oliveira, que contou com as presenças do secretário municipal de Educação, professor Helter Bochi, secretário municipal de Saúde, Marcelo Gallo, supervisora de ensino e representante do Programa Saúde na Escola, Priscila Fanchini e empresária e sócia da Óptica Gold Silver, Carolina Rosseto.
A renovação do termo de cooperação ampliou de 10 para 22 o número de Escolas Municipais de Ensino Fundamental, visando descobrir e assistir alunos que necessitam de exames e dos óculos gratuitos. A proposta é melhorar a atuação dentro e fora da sala de aula. “A reunião foi positiva porque agora vamos expandir o projeto para atender mais alunos com doação de óculos de grau e lentes corretivas (mediante a exames médicos)”, salientou a supervisora de ensino, Priscila Fanchini.
“Esperamos identificar precocemente erros refratários ou agravos à saúde ocular e intervir de forma oportuna para conferir menores chances de atraso no desenvolvimento físico, neuropsicomotor, educacional e na qualidade de vida da criança”, ressaltou a empresária, Carolina Rosseto.
Para o secretário municipal da Educação, professor Helter Bochi, “essa união entre o setor público e privado é importantíssima”, salientou. Para ele, tal iniciativa demonstra que cuidar da população é um dever de todos. “Tudo isso só é possível devido às ações da administração municipal serem sempre executadas com muita responsabilidade, favorecendo que importantes empresários, como é o caso da Gold Silver, proponham ações em parceria exitosa”, comentou.
Saiba mais
O Programa Saúde na Escola do Ministério da Saúde visa à integração e articulação da Educação e Saúde, e dentre os objetivos estão a prevenção e a promoção da saúde, bem como fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e a educação municipal. No programa são propostas várias ações importantes para serem desenvolvidas com crianças e adolescentes do ensino público, dentre elas está a Promoção da Saúde Ocular, que permite a identificação de educandos com possíveis sinais de alteração visual.