VariadosVariedades

Vandalismo político: fiação de fontes são destruídas e fogo é ateado na praça São Bento

Depredação do patrimônio público ocorreu no último final de semana

Marília registrou dois atos que podem estar associados ao crime de vandalismo político no último final de semana. Os casos aconteceram em duas praças remodeladas e inauguradas pela atual administração: a da São Bento, no centro da cidade, e a do Jardim Continental, na zona Sul da cidade. O vandalismo político, típico em Marília em períodos de campanha eleitoral, se caracteriza em ações coordenadas por grupos rivais visando destruir o patrimônio público e causar prejuízos materiais, afetando a imagem pública de quem responde pelo Município.

Na praça São Bento a fiação que ornamenta a fonte foi cortada propositalmente e o reservatório foi totalmente esvaziado por vândalos que visavam comprometer seriamente o equipamento. Ainda na São Bento, fogo foi ateado em um gramado e num dos pergolados da praça. O pergolado ficou totalmente comprometido e deverá ser inutilizado pelo Município. Já na praça do Jardim Continental, na zona Sul, houve danos provocados na grade de proteção da fonte localizada no espaço público.

O crime contra o patrimônio público se configura em atos de vandalismo contra bens e de uso coletivo, tais como a destruição da sinalização rodoviária, incêndios criminosos de transportes públicos, destruição do sistema de iluminação pública, de gramados e jardins.  Os atos de vandalismo são considerados crimes para os quais, de acordo com o Código Penal, a pena é de detenção de um a seis meses ou multa de um a seis salários mínimos – no caso de danos simples.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *