Janela Para o JapãoNotícias

Linha de shinkansen suspende operações entre Tóquio e Aomori após vagões se soltarem de trem

A linha de trem-bala Tohoku Shinkansen suspendeu as operações entre Tóquio e Aomori após vagões terem se soltado do comboio principal na manhã desta quinta-feira, informou a emissora Nippon Terebi.

De acordo com a JR East Japan, apesar da gravidade do ocorrido, não houve feridos entre os cerca de 320 passageiros.

Esse tipo de desconexão de vagões de um trem em movimento é considerado raro, e por conta disso, o serviço foi temporariamente suspenso entre as estações de Tóquio e Shin-Aomori, com previsão de retomada às 13h desta quinta-feira.

Pouco depois das 8h, entre as estações de Furukawa e Sendai (Miyagi), a conexão entre os trens “Hayabusa” e “Komachi” se soltou enquanto estavam em movimento, fazendo com que os vagões do “Komachi” parasses nos trilhos.

Após uma verificação no local, a JR informou que nenhum dos trens havia descarrilado.

A inspeção do “Hayabusa” foi concluída rapidamente, e o trem já estava em movimento novamente rumo à estação de Sendai. Entretanto, a inspeção do “Komachi” ainda está em andamento.

O “Hayabusa” é composto por 10 vagões, enquanto o “Komachi” tem 7 vagões. Eles haviam sido conectados na estação de Morioka e estavam a caminho de Tóquio.

Especialistas estão investigando a causa do incidente, e o professor Ryo Takagi, da Universidade Kogakuin, que é especialista em segurança ferroviária, sugeriu que a desconexão pode ter sido causada por um problema no sistema elétrico dos trens.

Ele apontou a possibilidade de um sinal incorreto ter sido enviado, causando a desconexão durante o trajeto, segundo a emissora NHK.

Takagi destacou que esse tipo de caso, em que a conexão entre os vagões de um trem se solta enquanto o comboio está em movimento, é muito raro. Segundo o professor, se a situação tivesse evoluído de maneira mais grave, poderia haver o risco de colisão entre os dois trens desconectados.

Foto: Reprodução/FNN
Parte que se desconectou de trem-bala na linha Tohoku Shinkansen

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *