Brasileiro é o primeiro estrangeiro selecionado para motorista de ônibus do Modelo Okazaki
O Modelo Okazaki é uma iniciativa que visa manter e desenvolver o transporte público por meio da contratação de motoristas de ônibus estrangeiros.
Além de garantir os recursos humanos, esse programa também fornece informações e suporte da vida diária para os estrangeiros que desejam se tornar motoristas de ônibus. Segundo a Prefeitura de Okazaki, esta é a primeira vez no país que um programa de apoio como esse é estabelecido.
Em abril de 2024, a Prefeitura de Okazaki e a Meitetsu Bus assinaram um acordo de parceria abrangente para concretizar o Modelo Okazaki e, em 27 de junho, começaram a recrutar motoristas de ônibus estrangeiros. Após quatro sessões de briefing, um exame de seleção foi realizado de meados de agosto até o início de setembro.
Nessa seleção, o brasileiro na faixa dos 30 anos, cujo nome não foi divulgado, foi o escolhido por ter atendido aos critérios da Meitetsu Bus.
“É uma pessoa com alto nível de consciência sobre segurança e tem o desejo de aprender japonês”, disse o representante da companhia de ônibus. Atualmente, a oferta está em fase informal, pois o selecionado precisa atingir o nível de japonês suficiente para participar do treinamento para obtenção da carteira de motorista para veículo grande Classe 2 (oogata), para obter formalmente a confirmação da contratação como funcionário efetivo.
Um dos requisitos é morar ou se mudar para Okazaki
Para trabalhar como motorista de ônibus desse programa, é preciso residir ou se mudar para a cidade de Okazaki, como uma das condições. E o brasileiro aprovado na seleção explicou que decidiu se mudar pois “tem uma empresa que contrata funcionários (seishain) e tem uma escola onde posso aprender japonês”, teria dito.
Na cidade de Okazaki, previu-se que a manutenção do transporte público se tornaria difícil no futuro devido ao envelhecimento dos motoristas de ônibus e à escassez de mão de obra.
Em janeiro de 2024, o governo anunciou uma política para adicionar motoristas de ônibus ao Sistema de Trabalhadores Qualificados Específicos, e a cidade de Okazaki e a Meitetsu Bus começaram a criar um sistema para a formação desses profissionais, mas o grande desafio foi o do aprendizado do idioma japonês.
Curso de japonês é bancado pela companhia de ônibus
Portanto, no Modelo Okazaki, foi introduzido um sistema no qual os alunos frequentam um programa de aprendizagem da língua japonesa, a fim de melhorar o seu japonês a um nível que lhes permita participar na formação, ao mesmo tempo que alivia a sua ansiedade em relação ao idioma. Além disso, a Meitetsu Bus cobrirá as mensalidades.
Depois de ingressar na escola de língua japonesa, os alunos deverão passar por um currículo educacional de 3 meses. “O selecionado desta vez, o brasileiro, tem um alto nível de japonês, então existe alta possibilidade de que o prazo possa ser encurtado”, disse o porta-voz da companhia de ônibus, expressando sua expectativa.
O futuro motorista de ônibus brasileiro começa a estudar em 1.º de novembro.
Caso tenha interesse e queira saber mais sobre o programa, procure a Prefeitura de Okazaki (岡崎モデル, lê-se Okazaki Model).
FONTE: PORTAL MIE