Janela Para o JapãoNotícias

Salários reais do Japão em março caem pela primeira vez em 3 meses

Os salários reais do Japão encolheram em março, com a inflação subindo em seu ritmo mais rápido em mais de três anos, superando o crescimento estável dos salários nominais, disse o governo nesta segunda-feira (9).

O relatório aumenta a preocupação de que a crescente pressão de custos sobre a renda real das famílias frustre os cenários de recuperação pós-pandemia do Japão, mesmo depois de o governo ter suspendido todas as restrições ao coronavírus no final de março, em um esforço para promover uma forte recuperação no consumo.

Os salários reais ajustados pela inflação, um indicador importante do poder de compra das famílias, caíram 0,2% em março em relação ao ano anterior, marcando o primeiro declínio desde dezembro, mostraram dados do Ministério do Trabalho.

Os preços estão subindo rapidamente no Japão, impulsionados pelo rali global das commodities após a crise na Ucrânia e a recente queda do iene para mínimas de duas décadas. No mês passado, a inflação ao consumidor na área de Tóquio subiu no ritmo mais rápido em sete anos.

O índice nacional de preços ao consumidor que o ministério usa para calcular os salários reais, que inclui os preços dos alimentos frescos, subiu 1,5% em março, o ganho mais rápido desde outubro de 2018.

Isso superou a receita total nominal em dinheiro, que aumentou 1,2% em março na mesma taxa do mês anterior, mostraram os dados.

Espera-se que os salários reais apresentem quedas maiores nos próximos meses se a atual inflação de preços mantiver sua velocidade, porque, por outro lado, “é improvável que os salários (nominais) subam em um período muito curto de tempo”, disse um oficial do Ministério do Trabalho.

O pagamento de horas extras, um barômetro da força da atividade empresarial, subiu 2,5% em março em relação ao ano anterior pelo 12º mês seguido. Mas o ganho encolheu de um aumento de 4,9% revisado para baixo em fevereiro.

Enquanto isso, os pagamentos especiais (bônus e outros benefícios) aumentaram 10,7% em março, o maior avanço em cinco meses e muito maior do que a alta de 0,6% registrada em março de 2021.

“Algumas empresas registraram ganhos robustos no final de seu ano fiscal em março, e seus bônus aos funcionários podem ter contribuído para a leitura positiva”, disse o funcionário.

FONTE:ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *