Casal imperial do Japão visita sobreviventes das chuvas torrenciais que causaram danos em Noto
O imperador Naruhito e a imperatriz Masako, do Japão, visitaram a cidade de Wajima, na província de Ishikawa, para se encontrar com os residentes afetados pelas chuvas torrenciais que caíram no mês de setembro passado. A visita ocorre enquanto a Península de Noto, na mesma província, continua se recuperando de um forte terremoto ocorrido no dia do Ano-Novo.
O imperador e a imperatriz chegaram ao aeroporto de Noto, na cidade, na manhã de terça-feira.
Esta é a terceira visita do casal à área atingida pelo desastre na região de Noto este ano. As outras duas viagens aconteceram em março e em abril, para se reunir com os sobreviventes do terremoto.
Em setembro, a região foi atingida por intensas chuvas que provocaram inundações e deslizamentos de terra. Cerca de dois terços das mortes registradas na península, ou de 11 pessoas, ocorreram na cidade de Wajima, que também sofreu danos estruturais significativos, com mais de 1.260 casas afetadas.
O casal foi levado para um local na cidade onde casas foram varridas por um rio, cujas águas transbordaram, deixando quatro pessoas mortas, incluindo uma estudante do ensino fundamental.
Após serem informados sobre os danos pelo prefeito de Wajima, Sakaguchi Shigeru, o casal imperial fez uma reverência profunda em direção à nascente do rio.
Depois, o imperador e a imperatriz visitaram uma escola local do segundo ciclo do ensino fundamental, onde cerca de 50 pessoas encontram-se abrigadas, incluindo aquelas deslocadas pela segunda vez após suas moradias provisórias terem sido inundadas pelas fortes chuvas.
O casal expressou palavras de conforto às vítimas do desastre, reconhecendo suas dificuldades e exortando-as a tomarem cuidado com suas condições pessoais.
FONTE: NHK PORTUGUES