Janela Para o JapãoNotícias

Chanceler do Japão pede união no desarmamento nuclear em reunião da ONU

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Iwaya Takeshi, pediu união nos esforços para o desarmamento nuclear durante uma reunião na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

Iwaya falou, na segunda-feira, na reunião do Comitê Preparatório para a Conferência de Revisão de 2026 das Partes do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, também conhecido como TNP.

Iwaya disse que houve “movimentos acelerados que contrariam o progresso do desarmamento nuclear ou ameaçam a não proliferação nuclear”, tais como a construção rápida e não transparente de capacidades nucleares e os programas nucleares e de mísseis da Coreia do Norte. Iwaya disse o seguinte: “As estruturas de cooperação internacional baseadas no multilateralismo, incluindo o TNP, também enfrentam dificuldades”.

Iwaya disse que os Estados partes do tratado não conseguiram compilar os documentos finais nas duas últimas conferências de revisão e que alguns dizem que a formação do TNP se encontra em crise. Iwaya pediu às partes que “valorizem e exercitem o espírito de diálogo e de colaboração” e “trabalhem juntas em prol da conferência de revisão do próximo ano”.

Iwaya também se referiu ao Prêmio Nobel da Paz concedido à Nihon Hidankyo — uma organização que representa os sobreviventes dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki. Ele disse que os apelos para alcançar um mundo sem armas nucleares estão se tornando mais altos do que nunca.

FONTE:NHK PORTUGUES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *