Janela Para o JapãoNotícias

Economia do Japão pode contrair neste trimestre, após recuperação no final de 2021

A economia do Japão se recuperou nos últimos três meses de 2021, com a queda dos casos de coronavírus ajudando a impulsionar o consumo, embora o aumento dos custos das matérias-primas e um aumento nas novas infecções pela variantes Ômicron obscureçam as perspectivas.

Alguns analistas esperam que a economia se contraia novamente no trimestre atual, à medida que o aumento dos casos de COVID-19 e as interrupções na cadeia de suprimentos atingem a produção das fábricas, aumentando os desafios para os formuladores de políticas em sustentar uma recuperação frágil.

A terceira maior economia do mundo expandiu 5,4% em termos anualizados de outubro a dezembro, após contrair 2,7% revisados no trimestre anterior, mostraram dados do governo nesta terça-feira (15), ficando aquém da previsão mediana do mercado para um ganho de 5,8%.

A elevação foi impulsionada principalmente por um aumento de 2,7% em relação ao trimestre anterior no consumo privado, que responde por mais da metade do produto interno bruto (PIB) do Japão. A expansão em comparação com as previsões de mercado tem um prognóstico de ganho de 2,2%.

“Os dados confirmaram uma recuperação liderada pelo consumo no último trimestre, à medida que as restrições relativas à COVID-19 foram suspensas”, disse Takeshi Minami, economista-chefe do Instituto de Pesquisa Norinchukin.

Mas a recuperação pode ser de curta duração, já que um aumento nos casos da variante Ômicron e os riscos geopolíticos sobre a Ucrânia provavelmente prejudicarão o crescimento, acrescentou Minami.

“A economia provavelmente vai parar em janeiro-março ou pode até contrair, dependendo de como a variante Ômicron pode afetar o consumo do setor de serviços.”

As despesas de capital subiram 0,4%, contra a previsão do mercado para um aumento de 0,5%. A demanda externa acrescentou 0,2% ponto ao crescimento do PIB em outubro-dezembro, em comparação com as previsões de mercado de uma contribuição de 0,3 ponto.

O Japão encerrou as restrições do estado de emergência para combater a pandemia a partir de outubro do ano passado, o que, juntamente com um declínio nos casos de COVID-19, ajudou a aumentar o consumo até o final de 2021.

Mas um aumento recorde nos casos de Ômicron forçou o governo a impor restrições na maioria das áreas e manter as fronteiras fechadas, o que provavelmente diminuiu o consumo desde o início deste ano.

As crescentes infecções por Ômicron também forçaram alguns fabricantes a interromper a produção, causando a suspensão na produção e atrasos na entrega de gigantes automobilísticos como a Toyota Motor Corp.

Alguns analistas esperam que a economia do Japão diminua no trimestre atual, uma vez que a escassez de chips, os problemas de oferta e a desaceleração do crescimento chinês pesam sobre a produção, somando-se à fraqueza esperada no consumo.

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *