Janela Para o JapãoNotícias

Seguro de saúde público do Japão cobrirá 1ª terapia celular com iPS para Parkinson do mundo

Uma nova terapia desperta esperança em pacientes da doença de Parkinson no Japão. Em breve, eles poderão receber o primeiro tratamento do mundo, coberto pelo seguro de saúde público do país, que emprega células cultivadas em laboratório.

O Amchepry é produzido pela companhia farmacêutica japonesa Sumitomo Pharma. Ele emprega tecido neural derivado de células-tronco pluripotentes induzidas, ou células iPS.

A terapia é projetada para restaurar a função motora em pessoas com doença de Parkinson. Sete pacientes participaram de testes clínicos e parte deles apresentou melhoras em suas habilidades motoras.

Autoridades do setor de saúde do Japão decidiram cobrir o Amchepry com o seguro de saúde público do país. O custo de um único tratamento foi estabelecido em cerca de 55,3 milhões de ienes, ou 350 mil dólares.

O ônus sobre os pacientes será reduzido drasticamente, graças a um sistema que limita as despesas médicas mensais.

A Sumitomo Pharma espera que o tratamento tenha início por volta do outono japonês deste ano. Projeta que, anualmente, cerca de 130 pacientes serão tratados até o ano fiscal de 2035.

FONTE: NHK PORTUGUES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *