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KFC mantém vivo o costume japonês de comer frango frito no Natal

Longas filas de clientes porta afora em quase todos os KFCs têm sido uma visão perene do Natal no Japão, mas as regras de distanciamento social devido à Covid-19 que desencorajam filas e impõem condições estritas para jantares estão ameaçando o costume.

Este ano, a KFC Holdings Japan está incentivando os clientes para fazerem pedidos online e, em seguida, pegarem o frango em um determinado momento, em vez de formarem as filas tradicionais.

A corrida para o Natal é a maior semana de vendas da empresa e ela espera que a mudança ajude a manter essas receitas, que caíram de um recorde no ano passado, e que permita aos clientes manter uma tradição que remonta aos anos 1970.

Embora apenas cerca de 1% da população do Japão seja cristã, os aspectos comerciais do feriado foram adotados.

A tradição da empresa diz que a campanha de Natal foi inspirada por clientes estrangeiros no Japão que lamentaram não ter conseguido encontrar peru durante as festas. A primeira promoção “Kentucky for Christmas” começou em 1974, dirigida a casais e incluía um balde de frango junto com uma garrafa de vinho.

A KFC do Japão antecipou o início da campanha este ano e ofereceu incentivos de preço para que os consumidores cumpram as regras da Covid-19.

“Como medida preventiva contra a infecção, estamos espaçando as reservas para tentar limitar ao máximo os horários em que as pessoas ficam aglomeradas”, disse o porta-voz da empresa, Tetsuya Noguchi.

Os clientes aparentemente aceitaram a mudança, mesmo vendo as reservas como um sinal de maturidade.

“Fiz uma reserva para o Kentucky ontem, então não acho que terei que correr atrás de frango neste Natal”, escreveu no Twitter Rise Ito, um músico de Tóquio de 24 anos.

As vendas de Natal da KFC no Japão em 2019 atingiram um recorde de ¥7,1 bilhões (US$ 62,5 milhões), de acordo com a Shared Research, mas a receita caiu em 2020 para ¥6,9 bilhões, em meio à imposição de medidas de distanciamento social e uma onda de casos de Covid-19.

Desde o início da promoção, a empresa distribuiu placas comemorativas e estátuas do fundador da KFC, Coronel Harland Sanders, vestido de Papai Noel.

Outras empresas aderiram à tradição do frango, com as redes de lojas de conveniência 7 Eleven e FamilyMart oferecendo seus próprios pratos de Natal.

A entrada da KFC no Japão no início dos anos 1970 e seu impulso de Natal foram perfeitamente planejados para uma mudança na cultura gastronômica do país, disse Eric C. Rath, professor da Universidade de Kansas que pesquisa o assunto.

“Jantar fora está se tornando muito mais frequente para famílias e jovens, especialmente mulheres jovens”, disse ele.

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

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